Nascida na pandemia, franquia de açaiteria teve aumento de 80% no faturamento em 2024

Di Matteo Açaí teve um faturamento de R$ 14 milhões em 2024; Para 2025, a projeção é ultrapassar a casa dos R$ 25 milhões e vender de 30 a 40 novas lojas

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, nos últimos cinco anos a produção do açaí teve um aumento de 70%. Essa demanda crescente do fruto reflete os benefícios do alimento à saúde, por ser fonte rica em proteínas e fibras.

Apesar de ser originalmente do Norte do Brasil, o açaí vem cada vez mais caindo no gosto do brasileiro em todo o país, principalmente por sua versatilidade, o que permite ser consumido como sobremesa, pré-treino, lanche e em diferentes formatos.

As redes de franquias de açaiteria no Brasil se encaixam no segmento de alimentação – food service. Segundo dados recentes divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), esse segmento registrou um aumento de 16,1% em 2024 em comparação ao mesmo período de 2023, faturando ao todo R$ 7,184 bilhões.

O aquecimento do segmento pode ser explicado pelo retorno ao trabalho presencial e a demanda reprimida. Dados identificaram forte expressão nos nichos de sorveterias e franquias de açaí. Seguindo as tendências do mercado, a ABF acredita que franquias de açaí e sorvetes devem continuar a se beneficiar do clima de progresso em 2025.

Ano de sucesso

Nadando na onda desse crescimento, a Di Matteo Açaí – franquia no setor de açaíteria e alimentação – é um exemplo de sucesso. Nascida na pandemia, em plena fase vermelha do estado de São Paulo, a rede vem colhendo frutos promissores desde a entrada no franchising, em 2022.

Em 2024, a Di Matteo Açaí teve um aumento de 80% no faturamento em relação ao ano anterior. Com 36 unidades espalhadas pelo interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, a rede alcançou a casa dos R$ 14 milhões. Ao todo, foram 17 unidades vendidas e 16 inauguradas no último ano.

“2024 foi um ano de muitas aprendizagens e de muitos ajustes internos, como no marketing, padronização das lojas, identidade visual. Para 2025, nosso objetivo é tornar a marca conhecida em âmbito nacional e fortalecer toda a rede”, conta Henrique Machado, CEO e fundador da Di Matteo Açaí.

Novidades

O mercado de açaí, por ser um investimento promissor, se torna altamente competitivo, exigindo do investidor criatividade e inovação para oferecer ao público formas diferenciadas de experimentar o açaí. E disso a Di Matteo Açaí entende muito bem, já que a rede é pioneira em oferecer o creme de pistache premium como acompanhamento do fruto antes mesmo do “boom” do pistache.

Entre outras combinações, a Di Matteo ainda é conhecida por oferecer cremes exclusivos, como creme ninho gourmet, Nutella branca, creme waffer com trufa branca, creme cookies de ninho e iogurte grecco, e o delicioso açaí com cupuaçu. Hoje, estas receitas são compartilhadas com os franqueados da rede, que seguem à risca seus modos de preparo e, acima de tudo, utilizam apenas produtos de marcas homologadas, garantindo a qualidade e padronização.

Mas as novidades não param. Para 2025, embarcando no sucesso do pistache – o creme carro-chefe da rede – a Di Matteo Açaí prepara um novo produto para ser incluído no cardápio da rede. O gelato de pistache Di Matteo é a nova receita que fará parte da açaiteria e promete arrancar suspiros dos apaixonados do creme de pistache premium da marca.

A novidade ainda não tem uma data de lançamento prevista, mas estima-se que seja no segundo semestre de 2025. “Nesse final de 2024, o foco foi em estruturar nosso cardápio, com estratégias e gatilhos de vendas e melhorar a experiência de compra do nosso cliente”, afirma Henrique.

A receita do gelato de pistache Di Matteo foi desenvolvida pelo próprio Henrique, que contou com a ajuda de uma empresa italiana parceira da marca com um dos seus técnicos em alimentos, usando ingredientes à base de pistache.

“Esses ingredientes são produtos de qualidade premium, caros e muito especiais, com isso ele conseguiu chegar ao resultado esperado, um produto diferente, com sabor muito mais acentuado do pistache”, explica o CEO.

Novo modelo de negócio

Com 36 unidades e 9 lojas previstas para serem inauguradas nos próximos meses, a Di Matteo Açaí dá mais um passo rumo ao conhecimento da marca com a inauguração de um novo modelo de negócio: a loja contêiner.

“Ainda não há uma data de inauguração. O início da implantação do negócio está previsto para o final de fevereiro e, provavelmente, a inauguração será no final de abril. O modelo contêiner será instalado na área externa do supermercado Assaí Atacadista, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo”, conta Henrique.

A ideia neste primeiro momento da Di Matteo é validar esse projeto, e logo após disponibilizar o novo modelo de negócio para potenciais franqueados. A estimativa é que o contêiner tenha um investimento inicial total a partir de R$ 145 mil.

Para 2025, a rede projeta alcançar de 40 a 50 unidades funcionando e um faturamento que ultrapasse a casa dos R$ 25 milhões.