MyLash aposta em expansão no Sudeste movida pelo potencial econômico da região

Franquia especializada em extensão de cílios acredita conquistar 83 unidades e 14 milhões de faturamento ainda em 2022

Devido ao alto poder econômico, a região Sudeste do Brasil – composta pelo Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo – sempre foi um atrativo para empreendedores. No franchising, marcas se apoiam no bom desenvolvimento local para expandir. A MyLash, franquia especializada em extensão de cílios, nasceu no Rio de Janeiro, e o plano de expansão é justamente de crescer “perto de casa”.

“Queremos potencializar nossa marca na região, a partir do Rio e São Paulo, mas principalmente, no interior desses estados. Essas localidades atualmente são um celeiro de oportunidade por possuir cidades de excelente poder aquisitivo e com um bom público consumidor – que inclusive, é ideal para o nosso modelo de negócio”, conta Carina Arruda, CEO da rede.

Mercado potencial

Dados do Banco Central mostram que, de fevereiro de 2020 (antes da pandemia) a dezembro do ano passado, a atividade econômica cresceu em alguns locais no Brasil. Dentre as regiões, o Sudeste ficou em segundo lugar no ranking – ou seja, conseguiu crescer e avançar com a economia.

A reação positiva evidencia o potencial local, que não é de hoje. Os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais somam sozinhos mais da metade do PIB (Produto Interno Bruto) do país. Considerando também o Espírito Santo, a região Sudeste concentra 55% da soma de todos os bens e serviços finais produzidos pelo setor. São Paulo é o Estado que mais ocupa o PIB industrial em uma mesma região. A Unidade Federativa é responsável por 54,2% do indicador no Sudeste. Os dados são de um levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Expansão de franquias

Com 43 unidades comercializadas, a franquia de beleza, conduzida por Carina, começou a sua expansão espiral, em cidades acima de 100 mil habitantes, em torno da matriz. Além de ter três unidades próprias, localizadas no Rio de Janeiro, atualmente já possui operações pelos estados do Mato Grosso do Sul, Sergipe, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, e no Distrito Federal.

“Desde que entramos no franchising (2018), traçamos essa estratégia de expansão movidos pelo potencial de consumo desses estados. É um ambiente muito propício para fazer negócio. É um ótimo centro comercial e o poder de compra da população é muito grande”, fala.

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), vem de encontro com a percepção da empreendedora. O levantamento apontou as cinco cidades brasileiras com maior concentração de renda, ou seja, com pessoas mais ricas. No ranking, quatro dos cinco municípios pertencem ao Sudeste.

Mercado de milhões

“De forma calma e seletiva”, Carina conta que até conquistou algumas unidades em outros centros do país, mas todas as ações, como marketing e operacional, estão direcionadas para atrair os investidores que se encontram no Sudeste. “Queremos obter 83 lojas funcionando em shoppings centers e lojas de rua espalhadas e, movimentar a partir disso, um faturamento de R$14 milhões”.

A MyLash oferece ao investidor três oportunidades de negócios: o Smart, Premium e Maison, com investimento inicial a partir de R$ 150 mil, prazo de retorno de 18 meses, e lucro líquido entre 20% a 30%. De acordo com Carina, o que difere os modelos de negócio é a quantidade de cabines disponíveis para o atendimento do serviço de cílios.

Do interior a capital

Metade dos municípios mais desenvolvidos do Brasil está na região Sudeste. Ao todo são 1.668 cidades nessa região brasileira. A CEO revela que os planos são ambiciosos, e pretende chegar a cada um desses locais – mas reforça, com cautela. A priori, as cidades do interior que estão na mira da marca são: Angra dos Reis (RJ), Araruama (RJ), Armação dos Búzios (RJ), Arraial do Cabo (RJ), Barra Mansa (RJ), Jundiaí (SP), São José dos Campos (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Sorocaba (SP) e São José do Rio Preto (SP).

“Na sequência, o objetivo é abrir mercado em Minas Gerais e Espírito Santo. Ambas possuem regiões com alto desenvolvimento. O Espírito Santo, por exemplo, apesar de ser um Estado pequeno, tem sua capital localizada no litoral, local em que, assim como no Rio de Janeiro, são propícios para abrir um negócio que vai de encontro com a autoestima feminina. Por ter seu pólo turístico que vai de Vitória a Guarapari, é uma excelente localidade para os negócios. Já temos grandes planos para essas regiões”, diz.

Destaque no franchising

No franchising, o Sudeste também é forte, e o comportamento da empresária apenas reforça este cenário. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), a região com melhor receptividade para a expansão das franquias ainda é o Sudeste. Para se ter uma ideia, no ranking das 50 Maiores Redes de Franquias do Brasil, divulgado recentemente pela associação, 46 marcas são brasileiras e 43 têm sede por lá.

Segmento de beleza e bem-estar em evidência

E com o local em destaque, considerado um dos mais ricos do país, alguns segmentos continuam em evidência e em ascensão, como é o caso da beleza e bem-estar.

Ainda de acordo com a ABF, em 2021, no Estado de São Paulo, havia 57.045 unidades franqueadas. O segmento de Saúde, Beleza e bem-estar estava em terceiro lugar, com 15,2% dessas unidades, perdendo apenas para serviços e outros negócios, que representava 19,6% e alimentação, 20,6%.

O Rio de Janeiro segue o mesmo ritmo e, em 2021, registrou um faturamento com as redes de franquias de mais de R$17 bilhões. Cenário que traz muito otimismo à empresária.

“A verdade é que o cuidado com a estética e bem-estar é uma das prioridades dos brasileiros, que se tornaram muito vaidosos no decorrer dos anos. O Euromonitor aponta que o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, ficando apenas atrás dos Estados Unidos, China e Japão. Por isso, avaliamos que temos um bom território para conquistar com a nossa marca. Nós trabalhamos com a autoestima da mulher, e temos o poder de deixá-la ainda mais bonita. E esse é um dos motivos pelos quais a extensão de cílios vem se popularizando tanto no Brasil. Esperamos, em breve, poder deixar muitas mulheres “cilhudas” e com a autoestima elevada, além de franqueados extremamente satisfeitos com seus negócios e performando muito bem no mercado”, finaliza.