Além das inúmeras vantagens que o franchising traz para quem quer abrir o próprio negócio, o segmento oferece um mar de oportunidades aos empreendedores. Muitos enfrentam os desafios de poder ter mais de um negócio tornam-se multifranqueados e aproveitam todo o know-how de um primeiro negócio bem-sucedido para faturar ainda mais com outras unidades da mesma marca. Já outros optam por serem detentores de marcas diferentes – franqueado multimarcas. Independente da escolha, é sempre importante que o franqueado esteja apto a assumir novas responsabilidades e gestões.
O fenômeno dos franqueados multiunidades – investidores que buscam ter mais de uma unidade ou marca, segue em constante crescimento. De acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, em 2019 o volume de redes que possuem este modelo atingiu 82%, contra 74,5% em 2018.
A abertura de novas unidades exige além de planejamento financeiro e, principalmente junto à franqueadora, disposição para começar um novo negócio do zero. Por outro lado, traz mais maturidade ao segmento, uma vez que o empreendedor passa a adotar em seu novo empreendimento, um modelo de gestão e controle mais avançado e toda sua expertise do primeiro negócio, obtendo um melhor desempenho e mais agilidade nos processos.
Franqueado da SuperGeeks conta com três unidades da marca
Foi o que aconteceu com Marcelo Guenka, franqueado de três unidades da SuperGeeks – escola de programação e robótica. Enquanto trabalhava em consultoria de TI prestando serviço nas mais variadas corporações, Marcelo Guenka sempre se deparou com a dificuldade de encontrar mão de obra formada e qualificada. Foi aí que encontrou na SuperGeeks uma possibilidade de preparar melhor os profissionais do futuro. Ele inaugurou a primeira unidade em São José dos Campos (SP), em fevereiro de 2016, com um investimento de R$ 200 mil. O retorno veio pela quantidade de alunos: 80 logo no primeiro semestre de operação. O sucesso da unidade fez com que ele logo abrisse a segunda – no mesmo ano, em Mogi das Cruzes com um investimento de R$ 180 mil. Não obstante, ele já está em sua terceira franquia, em Taubaté (SP), que foi aberta no início de 2018, com R$ 210 mil de investimento inicial e que registra faturamento médio de R$ 39 mil por mês.
Casal aposta em uma franquia de seguros e outra de crédito
Já no Grupo Zanon, que conta com 5 marcas de franquias, existem casos em que os franqueados de uma rede acabam também investindo em mais marcas do mesmo grupo. Um desses casos é o casal Adriana Tonetto (36 anos) e Reis Casimiro (53 anos) que abriram uma unidade Home Office da Seguralta – maior rede de seguros do país – em 2014 e em fevereiro de 2018, adquiriram uma unidade também home office da SegCred, rede de crédito consignado. No caso deles, uma franquia agrega a outra: “Já trabalhávamos com a Seguralta e quando adquirimos a SegCred vimos que poderíamos trabalhar a mesma carteira de clientes e ampliar nossas possibilidades com as duas marcas”, explica o franqueado Reis Casimiro.
Empreendedor investe em três unidades de três setores que mais crescem
Em 2017, Carlos Henrique Stuhler adquiriu sua primeira unidade do Instituto Gourmet e dois anos depois ele já está inaugurando a terceira unidade na capital paulista. “Depois de pesquisar outros modelos de negócios, eu decidi visitar a matriz do Instituto Gourmet. Conhecendo o método de trabalho da franqueadora percebi que o modelo de negócio da rede preenchia uma lacuna no segmento”, comenta.
Mesmo sendo franqueado desde agosto de 2017, a sua primeira unidade foi inaugurada apenas em fevereiro de 2018, em São Miguel Paulista, em outubro do mesmo ano, ele inaugurou a segunda unidade em São Mateus, também na zona leste de São Paulo e seu próximo investimento acontecerá na zona norte capital com inauguração prevista para junho de 2019.
A rede escolhida pelo empresário está presente nos três setores que mais crescem no país: franquias, educação e gastronomia. “Essas áreas estão em constante crescimento e expansão devido a gigantesca abrangência”, afirma.
Ex-profissional de marketing abre quatro negócios em apenas quatro anos
Com 20 de experiência, a ex-profissional de marketing, Simone Carreira, trocou uma carreira brilhante e decidiu empreender para poder ficar mais próxima de sua família. A decisão não poderia ter sido melhor: Hoje há quatro anos à frente de um negócio que fatura quase R$ 2,5 milhões ao ano, Simone é uma franqueada de sucesso de quatro unidades da Mary Help – franquia especializada em serviços de profissionais diaristas e seleção de mensalistas, em São Paulo.
Ela começou com uma unidade no bairro do Tatuapé, zona leste da capital, e logo abriu outra em Santana, zona norte. O sucesso das duas unidades foi tão grande, que recentemente ela iniciou uma nova franquia no Brooklin, zona sul, e em breve iniciará outra no centro da cidade. “O faturamento global de suas quatro unidades deverá, certamente, mais que triplicar dentro dos próximos quatro anos”, declara José Roberto Campanelli, fundador da Mary Help.
Setor de franquias em crescimento
A consolidação dos números apurados pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, mostra que o faturamento do setor em 2018 cresceu dentro da estimativa feita pela entidade, fechando o ano com alta nominal de 7,1% em relação ao ano anterior. A receita total do mercado de franquias saltou de R$ 163,319 bilhões para R$ 174,843 bilhões no período.
A pesquisa da ABF revelou que em 2018 o total de unidades do setor cresceu 5,2%, com um saldo de 7.570 novas operações, totalizando 153.704 unidades de franquias ativas no País. Esse ritmo foi mais do que o dobro da variação registrada entre 2016 e 2017. O desenvolvimento de novos formatos e modelos de negócios, a expansão para fora das grandes capitais e a maior disponibilidade de pontos comerciais a um custo mais competitivo foram os principais fatores que alavancaram essa expansão.