Multifranqueados alavancam redes de educação e impulsionam crescimento do Grupo MoveEdu

Reconhecido entre os maiores multifranqueados do Brasil, empresário da Microlins possui 47 escolas, 15 mil alunos e 500 colaboradores

Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), quase 85% das redes de franquias contam com multifranqueados. Em redes educacionais no franchising, os multifranqueados se tornaram a fortaleza dos negócios, já que são responsáveis por administrar uma carteira de milhares de alunos. Este perfil de investidor é responsável por alavancar o crescimento das marcas. No Grupo MoveEdu, que engloba as marcas Microlins, Prepara Cursos e Ensina Mais Turma da Mônica, além das faculdades EAD e semipresenciais, cerca de 20% do total dos empresários possuem mais de uma de franquia. Líder em educação no segmento em questão com mais de mil escolas em funcionamento em todo o Brasil, a empresa prevê encerrar 2024 com 192 novas unidades, muitas delas parte de pequenos grupos de franqueados com múltiplas operações.

Para André Gabriel, gerente de expansão do Grupo MoveEdu, ter multifranqueados permite um crescimento sustentável e orgânico das redes de franquias. Além de guardiões das marcas, os empresários se tornam exemplos para novos investidores, sendo responsáveis por mostrar os benefícios de se investir em negócios de educação e a força do mercado brasileiro no segmento. “O segmento de educação tem atraído professores, pedagogos ou profissionais que atuam com crianças e jovens. Além disso, investidores que buscam por diversificar os investimentos enxergam no setor uma oportunidade de negócio, já que o mercado educacional no Brasil está em franca expansão”, revela.

Este é o caso do Rivaldo Guedes, de 60 anos, franqueado da Microlins desde 2001 e reconhecido entre os maiores multifranqueados do Brasil. Com 47 escolas entre os estados do Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rondônia, Santa Catarina Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o empresário é responsável por uma cartela de 15 mil alunos e por mais de 500 funcionários. Sua trajetória com a empresa se deu por uma necessidade e solução para o caminho profissional.

“Naquela época, conheci a marca pelos comerciais em programas televisivos e após seis meses abri a primeira escola em Colatina, no interior do Espírito Santo, onde moro atualmente. Meu caminho como multifranqueado começou pelo sucesso da operação, que passou a ser referência para outros investidores que tinham interesse em ingressar na rede. A partir disso, recebi o convite para me tornar parceiro de outras unidades e iniciar a expansão para o Sul e Oeste da Bahia. Após as conquistas como gestor, veio o próximo passo: iniciar meu próprio projeto de expansão. De lá para cá, a cada ano fomos ampliando nossa atuação, estando presente em diferentes perfis de cidades, desde grandes centros até as interioranas”, conta o empresário.

Para trilhar o caminho e se tornar uma referência como multifranqueado, Rivaldo encontrou nos consultores das escolas a ajuda que precisava para abrir novas operações, fazendo com que se tornassem parceiros de negócio e sócios na empreitada. Nos próximos dois anos, o empresário estima ter um grupo de 60 escolas Microlins em funcionamento.

O empresário Thiago Souto, de 38 anos, é um exemplo de sucesso em administrar mais de uma operação da Prepara Cursos. Com seis escolas situadas no Nordeste, nos estados de Pernambuco e Paraíba, o franqueado conheceu a marca depois de ingressar como colaborador em uma escola. Após passar por diversos cargos e por influência de outro empresário da rede, decidiu abrir sua primeira unidade Prepara em 2013.

“Ao abrir a segunda escola, identifiquei oportunidades e vantagens em ter um grupo de franquias do mesmo segmento. Por meio de repasse, me tornei responsável por quatro operações e iniciei do zero duas unidades. Preferi focar na região onde moro, que é Pernambuco, e em estados próximos. Dessa forma, criei uma logística para conseguir administrar os negócios de perto. Além disso, otimizei custos, como investimento em ações de marketing digital, e ampliei o alcance dos cursos da marca para diferentes bairros, permitindo migrar alunos entre as escolas. Atualmente, temos quase 3 mil estudantes matriculados”, comenta Souto.

Além do investimento em novas operações, os empresários do Grupo MoveEdu têm em comum o desejo de proporcionar oportunidades para alunos e novatos no empreendedorismo. Segundo Rivaldo, a educação transforma vidas, seja da marca, dos sócios-investidores ou sócios-operadores e dos alunos. “No começo da minha carreira como empreendedor recebi ajuda de diferentes formas e isso me permitiu chegar aonde estou. Agora que conquistei minha liberdade financeira, quero proporcionar o mesmo para outras pessoas que desejam seguir por este caminho”, diz Guedes. Já Thiago revela que irá incentivar os jovens da região onde atua com sua própria história. “Quero proporcionar aos adolescentes e adultos possibilidades para vislumbrarem um futuro de sucesso no ambiente corporativo, dando como exemplo minha própria trajetória profissional e mostrando que é possível começar de baixo e alcançar o topo com dedicação e empenho”, finaliza.