A cada dia que passa as pessoas buscam mais comodidade, agilidade e rapidez, principalmente na hora de escolher serviços. Com as franquias não é diferente e, por isso, as marcas investem no modelo delivery para atrair cada vez mais clientes, o que torna o formato um dos mais buscados pelos novos investidores.
“Na análise de mercado o delivery se destaca porque oferece conforto ao cliente final e isso é determinante na hora de escolher um serviços, principalmente com a correria do dia a dia. Receber o produto ou serviço onde estiver elimina o tempo gasto no deslocamento até uma loja física”, explica Milena Lidor, diretora da Franquear Consultoria, especialista em gestão, formatação e expansão de franquias.
A Multifilmes, por exemplo, é uma franquia especializada em aplicação de películas automotivas e arquitetônicas, além de papéis de parede autocolantes. A marca trabalha com o formato delivery, onde o franqueado leva o catálogo de produtos, películas de controle solar, antivandalismo, para privacidade ou decorativas, e realiza os serviços onde o cliente estiver.
“Esse tipo de franquia funciona como um canal de distribuição, de vendas de produtos. É como se uma indústria tivesse esse canal de distribuição, um agente que faz a venda do produto em comércios ou para o cliente final”, conta Milena. “No caso da Multifilmes, o franqueado pode fazer a aplicação da película automotiva na garagem do cliente enquanto ele cuida de seus compromissos domésticos, por exemplo”, completa Junior Ruciretta, fundador da marca.
Além de toda a comodidade oferecida ao cliente, o formato requer um valor de investimento mais baixo, já que não exige um ponto de vendas fixo, com ambiente preparado para atender aos variados tipos de público, reduz gastos como aluguel e energia elétrica. Em sua planilha de contas o franqueado incluirá apenas o deslocamento até o cliente.
“Para ser um franqueado Multifilmes do formato delivery, o investimento inicial é a partir de R$ 28 mil. Posso dizer que é um modelo que se adequa a todos os tamanhos de cidade, basta o investidor se empenhar em fazer seu marketing e propaganda local, e manter um planejamento geográfico. Nossa marca oferece produtos exclusivos no mercado nacional, importados do exterior, isso também faz a diferença na hora de comercializá-los e conquistar os clientes. O delivery cria uma relação de proximidade com o cliente que tem sido esquecida nas lojas físicas”, finaliza Junior.