As mulheres já representam 42% de todos os franqueados do país. São 56 mil mulheres no Brasil operando franquias de diversos setores e a maioria delas têm entre 46 e 55 anos. Esses são alguns dos resultados da recente pesquisa da Rizzo Franchise -consultoria especializada em pesquisas sobre o Franchising em toda a América Latina. As previsões da pesquisa indicam, ainda, que a participação das mulheres no total de franquias que serão abertas em 2015 será de 48%.
Além do crescente número de mulheres, a pesquisa também revela que elas faturam 35% a mais do que os homens em seus negócios próprios. Segundo o especialista em Franchising e autor da pesquisa, Marcus Rizzo, os principais motivos que levam as mulheres a procurarem cada vez mais as franquias e, posteriormente, ter um desempenho maior do que os homens são:
- As mulheres são extremamente focadas – se estiverem interessadas, elas irão fundo até chegarem ao que estão querendo;
- São auto motivadas – buscam o resultado e a satisfação, antes mesmo da recompensa financeira;
- São mais decididas – quando estão à frente de um negócio que as satisfaçam, são verdadeiros tratores.
“As mulheres participam integralmente dos programas de treinamento e são mais disciplinadas para aprender do que os homens. Além disso, elas têm uma postura mais estável com a equipe de funcionários, gerando, assim, menor rotatividade de pessoal e estão mais presentes no dia a dia do negócio, ao passo que os homens se ausentam mais e tendem a delegar a franquia para funcionários”, explica Rizzo.
Um exemplo de mulher à frente do próprio negócio, que iniciou um mercado no Brasil quando ele ainda era inexplorado e foi à luta sozinha é Vanessa Silveira, formada em Relações Públicas, que hoje está expandindo sua clínica de micropigmentação por meio de franquias em todo o país.
Ela sempre foi apaixonada pelo mercado de Estética e queria lançar algo inédito no Brasil, porém embasado em técnicas avançadas já utilizadas em outros países. Foi aí que resolveu ir estudar no exterior as técnicas de micropigmentação para cobertura de áreas da pele ou remoção de imperfeições, ainda desconhecidas no Brasil. Passou a criar técnicas próprias para Micropigmentação Capilar e Paramédica e, mais recentemente, a Micropuntura, tornando-se sendo referência no país neste mercado. Em 2008, abriu sua primeira clínica em São Paulo e 5 anos depois, sua segunda unidade. No início deste ano, inaugurou sua primeira franquia em Porto Alegre e já fatura anualmente R$ 1,6 milhão. A previsão para 2015 é a abertura de mais 15 unidades da Clínicas VS em várias localidades do Brasil.
Inédita Comunicação – Luane Magalhães
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!