Modelo de negócio que esquenta a economia em todo o Brasil

Num mundo com tanta tecnologia, as empresas percebem que o consumidor gosta de contato pessoal e que as vendas porta a porta com catálogos capitalizam famílias e geram a aquisição de novas franquias

O Brasil tem um lugar de destaque no segmento de Venda Direta. É o responsável por 5% do faturamento mundial e ocupa a sexta posição no ranking do segmento, atrás apenas de Japão, Alemanha, Coreia do Sul, China e Estados Unidos. Em 2017, o setor movimentou R$ 45,2 bilhões, com 4,1 milhões de empreendedores ativos, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).

Habitantes das mais diferentes regiões brasileiras têm encontrado nesse ramo um caminho rentável para superar a crise econômica, seja para complementar a renda, seja como um trabalho em tempo integral. Modelos de negócios flexíveis e a capacidade de expandir-se geograficamente foram justamente os fatores que impulsionaram a trajetória da empresa gaúcha Golfran, que está entre as dez maiores microfranquias do Brasil com as vendas por catálogos e conta com mais de 132 franqueados por todo o país.

A empresa atua há mais de 30 anos no mercado porta a porta, uma ótima alternativa para os consultores que podem trabalhar em horários maleáveis, ganhar conforme a dedicação e crescer como profissional. A solidez da marca levou, por exemplo, vários empreendedores de uma mesma família a apostar em seus catálogos. “Eles investiram na Franquia Golfran e se sentem realizados profissionalmente e em termos de retorno financeiro, pois o Brasil é muito bom para as vendas diretas”, afirma Gotardo Cavalli, que começou vendendo de porta em porta e hoje é o Diretor-Presidente da Golfran.

A família Moraes possui 7 franquias distribuídas em Sta. Catarina e Rio Grande do Sul. Tudo começou com o Luiz Aurélio Moraes. Em 2007, ele abriu sua própria franquia, a Moraes Enxovais, contando com a ajuda da esposa Marlene Maria Moraes e dos filhos Marcos e Michel. Os negócios prosperam tanto que hoje cada filho tem sua própria franquia, auxiliados por suas mulheres.

Os Moraes se reúnem para discutir os negócios sem que haja competição entre eles. Todos trocam ideias, discutem promoções e ajudam nos fechamentos de cotas, sem dispensar os treinamentos da Golfran.

Tendo em vista que o período de payback foi de 3 anos, a Golfran mudou para melhor a vida desta família em um curto intervalo de tempo. A satisfação foi tamanha que mais dois integrantes apostaram nas franquias atendendo no Sul do Brasil.

A constante renovação do portfólio é um dos atrativos oferecidos pela empresa para impulsionar o faturamento dos franqueados e consultores, tanto que, neste ano, já lançou novos catálogos bem contextualizados, tendo como foco inspiracional os avanços das mulheres.

O catálogo Fianceé, inspirado nas conquistas, no que as mulheres almejam para a vida delas, tem como embaixadora a atriz Nívea Stelmann. Após uma bem-sucedida carreira de 20 anos na telinha, ela conquistou seu lugar ao sol em Orlando, onde mora desde julho de 2017 e apresenta o programa de variedades “Nívea Stelmann na América”, dedicado à comunidade brasileira nos Estados Unidos e transmitido pela CBTV. Assim, representa uma grande inspiração para as consultoras. Prova de que é possível conquistar os sonhos com foco e persistência.

O novo catálogo Joias, por sua vez, foi inspirado na diversidade, tendo em vista a riquíssima mistura de raças, cores e culturas do nosso país, patrono de uma beleza plural e multifacetada. O consumidor encontra uma grande variedade de peças maciças em ouro 10 quilates, criadas para atender aos mais variados gostos e estilos, destacando a individualidade de cada um, fazendo com que cada pessoa se sinta única e especial.

Já o novo catálogo Baby enaltece os prazeres da maternidade e o elo entre mães e filhos por meio de um encarte totalmente olfativo. Cada página exala o gostoso cheirinho de bebê e apresenta produtos que são indispensáveis às fases iniciais da vida, o que abrange o dormir, o vestir, o cuidar, o passear, o brincar e o organizar.

Todos esses incentivos fazem da venda direta um atraente meio de vida para quem ambiciona lucratividade e crescimento profissional. O segmento tem e dá futuro, além de concorrer com os diversos canais de vendas. Mas, em alguns lugares do Brasil, ainda é difícil superar a preferência pelos “shoppings centers encadernados” com seus excelentes vendedores.