Minha Quitandinha aposta em super proximidade para impulsionar negócios no varejo

A partir do conceito de "varejo de vizinhança", a rede de minimercados autônomos atingiu um crescimento de 300%

Foto: Pietro Pozzebon

Padarias, bombonieres, hortifrutis e minimercados têm uma característica em comum capaz de atrair – e muito – a atenção dos consumidores: a praticidade. Segundo informações divulgadas pela consultoria Allis, houve um aumento de 20% na busca por locais de consumo próximos a residências, fazendo com que o varejo de proximidade se destaque no segmento. A tendência, que também é conhecida por ‘varejo de vizinhança’, se propõe a oferecer conveniência a uma curta distância, que pode ser percorrida a pé ou em um rápido trajeto de carro.

A Minha Quitandinha, rede de minimercados autônomos que em 2022 atingiu um aumento de 300% e um faturamento anual acima de R$ 13 milhões, é uma das marcas que acredita no potencial da proximidade. “Os elementos que fazem o conceito ser um sucesso são a facilidade, personalização e a automação. Aqui, além da iniciativa demandar pouco tempo no deslocamento, também proporciona agilidade na escolha dos produtos, já que esse tipo de estabelecimento costuma ser pequeno. Inclusive, por disponibilizar menos itens do que os locais tradicionais, precisam ter um portfólio extremamente assertivo”, diz Marcelo Villares, COO da Minha Quitandinha.

O executivo, que atribui o crescimento exponencial do negócio a essa proposta, afirma que o grande diferencial do modelo está na recorrência. “As lojas que atuam com base na proximidade são utilizadas em momentos pontuais do dia a dia, mas em uma maior frequência. Assim, é possível investir em tecnologias que nos ajudam a identificar o padrão de comportamento do cliente, tornando o empreendimento ainda mais indispensável em seu cotidiano”, explica Villares.

A Minha Quitandinha, que oferece itens essenciais durante 24 horas, nos sete dias da semana e sem a necessidade de um vendedor para a intermediação da compra, aposta na Inteligência Artificial (IA). “A IA é capaz de identificar e analisar uma grande quantidade de dados, o que a torna uma forte aliada no momento de colocar a super proximidade em prática. A partir da tecnologia, é possível ir desde a previsão de consumo à sugestão de produtos ao consumidor e o gerenciamento do estoque em tempo real, resultando em bastante agilidade e personalização na jornada de compra”, finaliza o COO.