A Minds English School, rede de franquias especializada na língua inglesa, vem investindo em processos e treinamentos para promover alguns funcionários a sócios da marca, como franqueados.
Os treinamentos consistem em fixar nos funcionários a ideia de agirem como donos, empreendedores, e não como funcionários. Há um plano de carreira, e a Minds não contrata gerentes — a ideia é formar gerentes e sócios. Para isso, o foco é sempre na expansão, para que os colaboradores tenham ciência de que há oportunidade de ter o próprio negócio e tocar sua própria franquia.
“Temos vários colaboradores que começaram nos setores de marketing e administrativo que viraram nossos sócios em pouco tempo. Vai do esforço de cada um deles e, claro, também do incentivo que a nossa rede dá aos colaboradores. As nossas equipes não são compostas de funcionários, mas de colaboradores. Sem eles o nosso negócio não andaria”, declara Leiza Oliveira, fundadora da Minds.
Um caso é o do franqueado Anderson Teodoro, na Minds desde o início da formação da marca, em 2007, que hoje coordena mais de 200 funcionários em suas 11 unidades e vai abrir mais duas franquias em 2016. “Se deu certo comigo, se eu tive a oportunidade de virar dono de onze unidades, o certo é compartilhar com os outros e com a minha equipe”, destaca Teodoro.
Anderson conta que o segredo do sucesso é ter disponibilidade para o sucesso, logo, para o trabalho. “Foco muito em treinamento e na expansão, e dessa forma o funcionário enxerga que há caminho para todos”, conta Anderson. Ele dá algumas dicas para os futuros franqueados: “Analisar o ponto da loja de dia, de noite e também aos finais de semana. Entender quais são as pessoas que passam na rua, se a fachada é visível e se tem estacionamento no local”.
Teodoro afirma que iniciou com seis meses de antecedência o processo de formação das duas unidades que irá abrir em 2016. Uma será na cidade de Teresina, Piauí, e a outra no município de Imperatriz, no Maranhão. Esta última será administrada por uma das funcionárias de Anderson, que também será promovida a sócia.
“Para formar a equipe da escola do Botafogo, no Rio de Janeiro, que já está operando, promovi dois funcionários da unidade de Belém do Pará, a Leidiana e o Márcio Rodrigues, e ambos viraram sócios da unidade carioca. Isso foi fruto da produtividade e da vontade dos dois, além dos excelentes treinamentos que praticamos nas escolas”, enfatiza Anderson.
O que atrai funcionários e outros empreendedores a investirem na marca são o suporte e o apoio da rede. O franqueado da Minds possui consultoria pedagógica e conta com uma metodologia totalmente exclusiva. Assim, os franqueados aprendem a motivar os funcionários, e esses olham o negócio como donos, mesmo porque eles têm realmente essa oportunidade. É um processo em rede, que compensa para o novo franqueado e para o colaborador.
O empreendedor investirá de R$ 200 mil a R$ 250 mil, alcançando a marca de lucratividade entre 25 a 35%, com prazo de retorno de 24 meses. Nas palavras de Anderson, dando a dica de seu próprio sucesso: “O franqueado tem que ter a mente para a expansão: se teve retorno e ganhou dinheiro com uma unidade, por que não abrir outra? Essa ação motiva o funcionário, e principalmente o franqueado, que ampliará ainda mais o faturamento.” Anderson fatura mais de um milhão de reais por mês em suas unidades.
A rede possui quatro modelos de cursos: o KidsandTeens, para crianças a partir dos nove anos; Hospitality, direcionado aos profissionais do setor de turismo e hotelaria; o VipExecutive, em que o professor realiza aulas em grupo in company; e o Regular Flex, que possibilita ao estudante avançar do nível básico ao avançado, com duração de apenas 18 meses.
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