Cada vez mais casais unem suas economias para realizar o sonho em comum de ter o negócio próprio. Em um ano de crise econômica,as microfranquias surgem como uma opção atraente, principalmente, por serem de baixo de investimento e com uma demanda de serviço que, muitas vezes, permite que uma pessoa do casal se dedique à administração, enquanto a outra tem a possibilidade de atuar em outro emprego.
Foi o que aconteceu com o casal Solange Carvalho e Airton Fernandes. O senso de oportunidade os levou a abrir uma microfranquia de limpeza e conservação em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Ambos, com experiência anterior na área de promoção de vendas e assessoria em recursos humanos, perceberam uma carência por esse tipo de serviço e viram aí a oportunidade de ter um negócio próprio.
“Minhas clientes do ramo de promoção e RH começaram a perguntar se eu não tinha profissionais de limpeza para indicar. Daí ligou uma luzinha: por que não montar uma empresa especializada nesse serviço?. Nós já tínhamos o know how de lidar com mão-de-obra operacional e, agora, tínhamos também o mercado potencial”, conta Solange. Foi então que abriram uma unidade da Clear Clean, em março deste ano.
Solange é quem ficou responsável por administrar a microfranquia enquanto Airton atua em outro emprego na área de construção civil. “Ele me auxilia na administração geral, já que foi um investimento nosso, porém, eu que estou presente na unidade, realizo toda a parte operacional e trabalho diretamente com os funcionários e clientes.”
As microfranquias possuem custos fixos mais baixo que uma franquia convencional. Na Clear Clean, por exemplo, o investimento inicial é a partir de R$ 27,5 mil, com prazo de retorno de investimento estimado entre 12 e 24 meses. Segundo Diego Mendonça, diretor comercial da Franquear Estratégia e Gestão de Negócios, um ponto a favor do modelo é que a equipe de colaboradores costuma ser mais enxuta, o que as tornam atraente para um casal que busca ter uma franquia juntos. “O modelo também exige um espaço menor de ponto comercial, um diferencial da microfranquia”, completa Mendonça.
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