Vistas como uma tendência crescente dentro do franchising nos último anos, as microfranquias têm aumentado sua participação no mercado. Com um investimento inicial abaixo dos R$80mil, a procura por esse tipo de oportunidade de negócio salta aos olhos dos investidores que buscam, muitas vezes, sua primeira experiência com um negócio próprio.
Neste ano, pela primeira vez, a ABF Expo – maior feira de franquias do país e que acontece entre ao dias 27 e 30 de junho em São Paulo – terá um setor inteiro destinado para negócios com investimento inferior aos R$80 mil. O chamado Boulevard Microfranquias vai abrigar negócios de todas as áreas de atuação e deve atrair novos empreendedores que querem uma franquia, porém, não dispõe de altos valores para investir.
A criação do espaço vai ao encontro da tendência do menos é mais que vem sendo adotada pelas redes já que uma pesquisa recente da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostrou que no ano passado, modelos de negócios mais enxutos passaram de 6% para 9% em participação no tamanho das redes. Entende-se aí o lançamento de modelos menores, ou mesmo redes que só operam com unidades dentro do investimento inferior a R$80 mil.
Vale lembrar que uma franquia tradicional ou uma micro tem em si a mesma essência do franchising e o relacionamento entre franqueados e franqueadores obedecem as mesmas regras. Os modelos mais enxutos apenas tem a vantagem de um investimento inicial menor e por consequência, um payback mais rápido e instalação e operação simplificadas quando comparadas aos modelos tradicionais.Tanto que grande parte das micro e nano franquias podem ser operadas no modelo home office e mesmo as unidades físicas podem ser operadas somente pelo próprio franqueado sem a necessidade de funcionários.
Conheça algumas redes que vão expor no Boulevard Microfranquias
– Mary Help – A rede de franquias Mary Help tem como proposta central fornecer mão de obra de diaristas para serviços em residências e empresas, além do serviço de seleção de profissionais e terceirização de mão de obra. A rede possui mais de 60 unidades franqueadas espalhadas por todas as regiões do país. Investimento total: R$40 a R$60 mil. Faturamento pode chegar a R$150 mil mês com lucratividade estimada entre de 15% a 25%. Estande: Boulevard de Microfranquias – MF49
– MTCred – No mercado desde 2008, a rede de crédito consignado, conta com 54 unidades em 15 estados brasileiros. A marca que tem parceria com diversas instituições financeiras como o Banco PAN, Grupo BMG, Bradesco, Safra Financeira, entre outros, registrou em 2017 um volume de negociações que ultrapassou os R$150 milhões apenas em empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos. Com faturamento anual em torno de R$12 milhões, já atendeu mais de 600 mil pessoas. Estande: Boulevard de Microfranquias – MF09