Microfranquias e “macro” crise econômica – dá pra sobreviver e prosperar?

A Mr. Kids é uma microfranquia de máquinas de brinquedos e doces que já tem mais de 700 pontos dentro de super e hipermercados e pretende se expandir ainda mais apesar da crise.

A franqueadora está presente em redes como Wall Mart, Extra, Pão de Açúcar, Big, Bom Preço, Carrefour e outras.

Esses locais têm grande circulação de pessoas, principalmente de crianças acompanhadas dos pais. A garotada costuma pedir moedas para adquirir as bolinhas, adesivos e doces vendidos nas máquinas colocadas da Mr. Kids (conhecidas como “vending machines“). Isso sempre garantia uma receita rápida para o franqueado. Até agora. Mas o que acontece diante da nova realidade econômica do País? Ainda mais quando se trabalha com produtos importados, com preço em dólar? Conversamos com Antonio Chiarizzi Jr., diretor da microfranquia, para saber mais sobre esses assuntos.

Mapa das Franquias: Cenário de crise econômica no Brasil. O que mudou no perfil dos interessados na franquia Mr. Kids? Qual o percentual de desempregados? O dinheiro da rescisão ajuda nessa hora?
Antônio Chiarizzi Jr.: No nosso caso o perfil continua o mesmo, pessoas com capital restrito querendo empreender. Notamos que o número de desempregados esta aumentando em relação à busca pela nossa franquia.
Como dado no mês de Agosto 25% das pessoas que se interessaram pela franquia são recém desempregados. Ajuda, mas a pessoa tem que entender que está comprando um negócio e não um emprego. Acreditamos que a pessoa tenha que ter mais precaução, seja qualquer tipo de investimento que ela estiver disposta a fazer.

Mapa das Franquias: Haverá espaço para todos no mercado? O que a franqueadora tem feito para facilitar a vida de quem ingressa agora na Mr. Kids? Onde serão os novos pontos?
Antônio Chiarizzi Jr.: Com certeza o nosso negócio permite isto. Dependendo da ficha cadastral, facilitamos o investimento na compra de nossos equipamentos e sempre estamos em busca de novas oportunidades para nossos franqueados.

Mapa das Franquias: E o consumidor final, continuará comprando apesar das dificuldades financeiras? O tipo de produto vendido pela franquia não será um dos primeiros a ser cortado nos orçamentos familiares? Como manter as vendas?
Antônio Chiarizzi Jr.: Sim, continuará a comprar pois os nossos produtos cabem no bolso de todo pai independente de classe social. Nossos produtos são vendidos à R$ 1,00 / R$ 2,00 e R$ 3,00. Nossas vendas são sempre estimuladas pois temos sempre algum tipo de novidade que vem de encontro ao nosso público.

Mapa das Franquias: Dólar nas alturas, produtos importados. Como evitar repassar esses valores ao consumidor ou minimizar o impacto financeiro da situação?
Antônio Chiarizzi Jr.: Evidentemente que o dólar é um fator preocupante e algum percentual já repassamos para os nossos franqueados, sendo que a maior parte absorvemos pois acreditamos que o momento é extremamente preocupante, mas como tudo é passageiro. Não vivemos de oportunidade mas sim de um negócio que tem um longo caminho a percorrer.

Mapa das Franquias: Quais as perspectivas para encerrar 2015 e começar bem o ano de 2016? Haverá expansão da rede? Fale um pouco sobre o futuro da Mr. Kids e sobre como seguir em frente apesar das adversidades.
Antônio Chiarizzi Jr.: Continuamos otimistas pois até a presente data ingressaram na nossa franquia 26 novos franqueados, um número extremamente interessante no nosso negócio. Estamos mais do que nunca focados em 2015 e acreditamos que vamos começar 2016 na mesma performance. A rede vem crescendo ano após ano e o nosso público está sempre se renovando, isto faz com que o nosso negócio mais o nosso esforço faça cada vez mais a Mr. Kids se tornar reconhecida no mercado, pois oportunidades existem para um crescimento até maior do que estamos tendo.

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