Microfranquia de baixo custo atrai ex-executivos em busca do próprio negócio

O cenário instável na economia parece não ter desanimado quem pretende investir num próprio negócio. Prova disto é que a Barela, corretora especializada em venda de seguros e planos de saúde para pequenas e médias empresas do grupo It’sSeg Company, é uma das que mais tem crescido neste ano, segundo ranking da ABF. Hoje a rede conta com 60 franqueados e expectativa de inaugurar cerca de 300 franquias nos próximos três anos no País. Entre os fatores que têm motivado a crescente procura de novos empreendedores, destacam-se a flexibilidade da operação, boas opções de produto, baixo custo de investimento e manutenção, suporte permanente e treinamento estruturado.

“Estamos atraindo diversos tipos de profissionais e empreendedores, ex-executivos, ex-gerentes de bancos e profissionais do mercado financeiro. São perfis de pessoas dispostas a encarar um novo desafio na carreira e que encontram na nossa marca as melhores possibilidades para quem está começando um novo negócio, especialmente pelas opções de produto que oferecemos com baixo custo de manutenção, além dos treinamentos específicos para atuar no mercado de seguros“, diz Thomaz Menezes, presidente da It’sSeg.

A corretora existe desde 1995 e em 2014 foi adquirida pela It´sSeg Company, uma gigante do setor que tem Thomaz Menezes, ex-presidente da SulAmérica Seguros como fundador e o fundo inglês Actis como investidor.

A primeira franquia da Barela foi inaugurada em julho de 2017. A companhia tem cerca de 20 mil empresas clientes e administra uma carteira com cerca de 100 mil vidas. “Há uma demanda forte de mercado, impulsionada pela necessidade de redução de custos com benefícios nas empresas que só uma venda consultiva consegue entregar”, avalia Menezes.

Há dois modelos de franquia da Barela. O interessado pode optar por desenvolver suas atividades em atendimento home office ou abrir um escritório da marca. A franqueadora cuida da padronização do mobiliário e das instalações. O investimento para loja ou sala comercial gira em torno de R$ 25 mil na padronização, sem considerar as despesas mensais, enquanto no sistema home office é aproximadamente de R$ 2 mil para compra de equipamentos adequados ao trabalho.

A qualificação do franqueado inclui treinamento inicial com 100 horas de duração numa jornada que inclui análise de mercado, legislação, sistemas, produtos, operação, gestão financeira, gestão de pessoas, técnica de vendas e marketing.

A Barela também oferece software de gestão de oportunidade de negócios e contatos iniciais para treinamento prático de atendimento e vendas, além de extranet com acesso a peças de marketing e comunicação, comissões, entre outras ferramentas. A taxa de franquia para ingressar no negócio é de R$ 10 mil

Investimento em novas tecnologias e EAD

Para ampliar a rede, treinar e capacitar ainda mais os atuais franqueados, a Franquia Barela está realizando investimentos e terá, neste semestre, a ferramenta para EAD. “Essa comodidade facilita justamente o processo inicial do franqueado, que é de entender o negócio Barela. Por meio de nossa tecnologia de treinamento a distância, o franqueado pode fazer o curso no ritmo que julgar mais apropriado. Com o nosso software ele pode assistir a todo o conteúdo e também fazer testes do seu conhecimento. É um benefício que iremos oferecer em breve e um diferencial em relação aos nossos concorrentes”, conta Menezes.

Nos treinamentos presenciais o franqueado também recebe uma orientação diferenciada. Há uma equipe treinada e capacitada a ensinar as melhores técnicas de vendas aos novos franqueados. “Fazemos uma espécie de coaching e mentoria para quem está entrando no negócio. Vimos que esse tipo de abordagem ajuda bastante para que o franqueado entenda as melhores técnicas e estratégias do nosso negócio”, detalha o executivo.