De acordo com os dados do segmento de franquias divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) referente ao primeiro trimestre de 2019, o setor registrou crescimento de 7% comparado ao mesmo período de 2018 – que foi de 5,1%. O faturamento passou de R$ 38.762 bilhões para R$ 41.464 bilhões. Considerando os últimos 12 meses, o crescimento foi de 7,5%, passando de R$ 165,190 bilhões para R$ 177.545 bilhões. Ou seja, um mercado sólido em franco crescimento, apesar da instabilidade econômica do País.
Seguindo o crescimento do setor, a rede de microfranquias SBCoaching (Sociedade Brasileira de Coaching), lançada há um ano e meio, registrou em 2018, a abertura de 153 novas unidades e um faturamento de mais de R$ 3 milhões. Para este ano, a expectativa é conquistar 160 novos microfranqueados e atingir um faturamento em torno de R$ 4.5 milhões.
A empresa conta, atualmente, com mais de 250 microfranquias distribuídas em todas as regiões do País. “Geograficamente, os franqueados são gerenciados via CRM e, uma vez cadastrado um cliente, o prestador da região tem preferência no atendimento para que não ocorra canibalização na rede”, explica Jeferson Almeida, vice-presidente de negócios corporativos da SBCoaching.
O rápido crescimento da rede no mercado pode se justificar pela oferta do modelo de negócio de microfranquia no formato home office, com um investimento acessível de R$ 35 mil, prazo de retorno curto, em média 3 meses, e faturamento médio em torno de R$ 26 mil mensais.
O aumento na conquista de novos franqueados reflete também mais um índice apresentado pela pesquisa da ABF: a ampliação na oferta do modelo de microfranquia que cresceu 8% entre 2017 e 2018.
Apesar do pouco tempo de existência, os expressivos resultados justificam a mais recente conquista: o primeiro Selo de Excelência em Franchising, conferido pela ABF como um indicador de excelência às redes de franquias com base na avaliação dos próprios franqueados.
Oportunidade de investir no próprio negócio
A SBCoaching desenvolveu o modelo de negócio no formato de microfranquia para oferecer aos coaches uma oportunidade de terem seu próprio negócio. A proposta é que eles possam ir além da atividade como profissionais liberais e autônomos, empreendam e ofereçam soluções e treinamentos de coaching e alta performance, além dos processos de desenvolvimento pessoal e profissional.
Para ser um microfranqueado da SBCoaching é preciso que o interessado seja coach, formado pela empresa ou outra instituição com certificação. Como franqueadora, a SBCoaching oferece um portfólio exclusivo de soluções, material de marketing completo, mentoria (acompanhamento semanal com especialistas para acelerar os resultados) e treinamento presencial intensivo, sobre marketing, vendas, estratégia e empreendedorismo, com o próprio CEO da instituição, Villela da Matta – maior business coach do País, responsável por trazer o coaching para o Brasil em 1999.
De acordo com Almeida, que também participa ativamente da formação e do acompanhamento dos microfranqueados, o investimento se justifica principalmente pelos benefícios tanto para o coach quanto para o coachee. “O coach se sente mais seguro e tranquilo para conduzir seus processos, já que vai trabalhar com uma metodologia encapsulada em um processo lógico e sequencial, contando com todo o suporte para fazer seu negócio prosperar. Enquanto o coachee contrata o serviço com a certeza de um profissional extremamente preparado, que vai aplicar um método com resultados comprovados”.
Depoimentos de franqueados
“Hoje, carrego a autoridade da marca SBCoaching e isso me fez adquirir mais clientes, aumentar meus resultados e minha renda.” Daiver Kardec – Unidade Rio Branco – AC
“A SBCoaching me trouxe atitude de empreendedora. Entendi que os resultados que eu buscava como coach dependiam apenas do conhecimento que me faltava com vendas e empreendedorismo. Hoje, tenho uma excelente renda mensal, realizo minha missão com qualidade de vida, e isso é muito importante, porque tenho 2 filhos pequenos.” Sabrina Mendonça – Unidade Mogi das Cruzes/SP
“Tinha planos de levar a franquia em paralelo com meu trabalho como executiva por pelo menos 2 anos, porém através dos resultados que obtive nos primeiros dois meses, resolvi encurtar este caminho e já estou em vias de seguir somente com a franquia,” Karin Panes – Unidade Vinhedo – SP