Mesmo com o impacto da pandemia, setor de franquia mantém histórico de recuperação

Segundo a ABF, a confiança empresarial não se abalou entre 2019 e 2020 e a projeção para 2021 é de crescimento, mas ainda deve levar dois anos para retomar níveis pré-pandemia

A Pesquisa de Desempenho do Franchising Brasileiro, divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostra que em dados gerais, o setor regrediu 10,5% em 2020. Com o faturamento de R$ 167,1 bilhões, é possível afirmar um recuo de quase três anos. Porém, ao analisar o 4º trimestre de 2020 é possível verificar uma curva de recuperação se aproximando dos níveis pré-Covid. O estudo revela ainda que o franchising registrou um faturamento de R$ 53,976 bilhões nesse período, apenas 1,8% menor ao ano anterior.

Um dos fatores que auxiliam a ascensão dessa curva é o fato de que a confiança empresarial não se abalou entre os anos de 2019 e 2020. O setor se adapta as crises de maneira muito mais ágil e eficiente do que outros modelos de negócios. Isto porque franqueador e franqueados podem trocar ideias de como agir em determinadas situações.

A projeção da entidade para este ano desafiador é de um crescimento de 8% no faturamento, 5% em unidades, 2% em novas redes e 5% no número de empregos diretos. Com isso, percebe-se nitidamente que o franchising hoje representa uma ótima opção e também mais segura para quem deseja empreender. O rápido retorno financeiro é o que normalmente atrai os investidores. Confira agora algumas opções de franquias que se destacam no setor:

Microfranquias – Com investimento inicial de até R$ 90 mil

Marketing Bag

Unindo necessidade com oportunidade, a Marketing Bag nasceu diante a crise do coronavírus com o objetivo de criar a conexão do mercado com o público. Suas publicidades são feitas em saco de pão ecológicos e a rede oferece aos franqueados um modelo de franquia barata e home based com fácil implantação e alta rentabilidade.

SuperGeeks

Fundada em 2014, a SuperGeeks é a primeira escola de Programação e Robótica para crianças e adolescentes do Brasil. Com mais de 5 mil alunos matriculados, a rede atende crianças entre 05 e 17 anos que fazem cursos para aprender Ciência da Computação, a partir do desenvolvimento de games, do conhecimento em Robótica, Realidade Virtual e Aumentada, Inteligência Artificial e também por meio da criação de aplicativos e sistemas web, incluindo questões de redes de computadores e servidores.

Sonhagro

Especializada em soluções completas de crédito rural, a rede visa facilitar os processos burocráticos para os produtores, atuando no gerenciamento de suas negociações e na execução dos projetos técnicos que os bancos exigem. Fazendo a sua história há 7 anos, a Sonhagro possui o suporte e a expertise das principais instituições financeiras do agronegócio.

Seguralta

Com mais de 50 anos de mercado, a Seguralta está presente em todo o país e possui cerca de 1700 unidades operando em três modelos de negócio – home based, standard e basic. É a maior rede de franquias de Seguros no Brasil e a 12º maior franquia brasileira conforme ranking da Associação Brasileira de Franchising – ABF.

Love Gifts

Criada em 2014, a Love Gifts surgiu da ideia de montar uma loja com estilo próprio e oferecer muitas opções de presentes e decorações criativas para diversos públicos num só lugar. As lojas contam com um excelente mix de produtos e atendimento eficaz para agradar os gostos mais variados. A marca possui 3 modelos de negócios: Home Based para cidade com 30 mil habitantes, Loja Slim com área de 25m², ideal para shopping, lojas de rua e praças com população acima de 100 mil habitantes e Loja Smart, adequado para centros comerciais com mais de 200 mil habitantes, utiliza uma área de 40m².

Mary Help

A Mary Help é a primeira franquia do Brasil para seleção e intermediação de diaristas e mensalistas. A gama de serviços oferecidos vai além das faxineiras, pois os clientes também podem agendar e contratar lavadeira, passadeira, cozinheira, copeira, cuidadores de idosos e até garçons e churrasqueiros para festas e eventos. O negócio aproxima quem precisa de prestadores de serviço a quem está apto a realizá-los, de maneira fácil e prática. Nas 120 unidades da rede são feitas em média 400 mil diárias por ano.

Espaço Make

Fundada durante a pandemia, a Espaço Make by Kelly Nogueira, chegou ao mercado para mudar o modo que as pessoas compram seus cosméticos. A preço popular, a rede que possui 5 quiosques em funcionamento, comercializa diversos produtos ao preço fixo de R$10 reais, afinal, ser chique é ficar bonita gastando pouco.

Espaço Nails

Rede de franquias especializada na estética das unhas, a Espaça Nails by Kelly Nogueira, está presente em diversos shoppings na Cidade de São Paulo. Com 20 unidades em funcionamento e atendendo mais de 1000 pessoas por mês a Espaço Nails é a Esmaltaria número 1 da Cidade de São Paulo.

ATW Delivery Brands

Criado em 2014, o ATW Delivery Brands é o grupo responsável por criar, desenvolver e comercializar marcas especializadas em operação de delivery. São duas marcas focadas em dark kitchen: N1 Chicken e Gringo Wing’s Planet. O grupo tem como objetivo principal criar produtos inovadores, com foco principal – e obsessão – em promover a melhor experiência para nossos clientes e franqueados.

DUCKBILL Cookies & Coffee

O empresário Rafael Naves em 2016 criou a empresa atuante no segmento de cookies e cafés especiais e três anos depois (2019) uniu-se ao Grupo 10x no franchising. Atualmente possuiu diversas lojas espalhadas pelo Brasil e diferenciais como alimentos sem conservantes e aromatizantes artificiais e produtos que unem sabor e qualidade.

Inspirado em modelos de negócio de sucesso de Nova Iorque como a Levain Bakery, não poupou esforços até encontrar a receita de cookie perfeita, com isso, foram testadas 42 tipos de receitas até que chegou na que hoje é o carro chefe da rede.

Fast Escova

Idealizado por Michelle Whady e Márcia Queiróz, iniciou suas atividades em 2018, atuando no segmento de saúde, bem-estar e beleza e tem o conceito fast e serviços personalizados para a mulher moderna, valorizando seu tempo.

Suas clientes contam com serviços como escova (sua especialidade), makes e diferentes estilos de tranças, sem precisar de hora marcada, preço fixo e justo e ficando prontas em até 40 min. Além disso, a rede possui uma linha própria de produtos desenvolvidos por especialistas, todos com foco nos cuidados dentro e fora de casa. No início deste ano, a empresa completou dois anos de estrada e alcançou o número de 100 unidades espalhadas pelo território nacional e a expectativa é que até o final do segundo semestre cheguem a 150 lojas.

Brasileirinho Delivery

Pratos típicos da cozinha brasileira, entregues todos os dias na casa ou no trabalho dos consumidores, com a praticidade de serem servidos no box. É isso o que faz a Brasileirinho Delivery, primeira rede do país a adotar o modelo de servir comida brasileira na caixinha. Fundada em 2013, e tornando-se franquia em 2014, a rede foi criada pelo empresário Jhonathan Ferreira. Atualmente a Brasileirinho Delivery conta com mais de 110 unidades, presentes em 19 estados brasileiros.

Instituto Gourmet

O Instituto Gourmet é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja ingressar no mercado gastronômico e obter formação profissional da área, o Instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou no franchising em 2017 e já conta com mais de 100 unidades comercializadas em todo país.