Mês das Mães: Empreendedoras mostram como ter sucesso no mundo dos negócios

Empresárias de sucesso e donas de redes de franquias respondem como conciliar a carreira com a maternidade

Aurélio Augusto (marido), Manuela (filha) e Michelle Wadhy Divulgação

O número de mulheres empreendedoras cresce constantemente em nosso país. Dados da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) – conduzida pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade com apoio do Sebrae, mostra que o número de mulheres empreendedoras já ultrapassa os 50%. O número de mulheres empreendedoras no país também cresceu, cerca de sete milhões, um crescimento de 21,4% nos últimos dez anos. Deste total, 70% têm filhos.

Com a chegada da maternidade, muitas mulheres começam a repensar suas escolhas profissionais e trocar aquele trabalho de oito horas diárias por um que lhes dê maior flexibilidade, garantindo mais tempo perto de seus filhos. Que mãe nunca pensou nisso? Mas, como todas as decisões importantes na nossa vida, essa também exige planejamento, apoio familiar e organização.

Como conciliar a carreira com a maternidade? Empresárias de sucesso e donas de redes de franquias como Fast Escova, SuperGeeks e Instituto Gourmet contam como conseguem conciliar a vida de empreendedora com a importante tarefa de ser mãe, e sobre os principais desafios e conselhos para quem pretende seguir este caminho.

Michelle Wadhy – Fundadora da Fast Escova

Um dos sonhos de Michelle Wadhy sempre foi se tornar mãe — um sonho antigo — que segundo os médicos, dois anos após a cura de seu câncer, não seria possível realizar. Mas ela conseguiu. Ver seu tempo limitado, a fizeram esboçar com sua amiga e sócia Marcia Queirós, o que é uma loja dedicada às mulheres, a Fast Escova, rede que hoje conta com 160 unidades comercializadas e 80 em operação.

Michelle conta que passou uma grande dificuldade nos primeiros meses do nascimento da Manuela: “No começo foi muito difícil entender e saber o caminho a percorrer, mas graças a Deus com os apoios que recebi, principalmente do meu marido, conseguimos achar a direção e tratar ela da melhor forma, cuidando para que se desenvolvesse e hoje, ser uma criança cada dia mais independente”.

Na época da chegada da filha, a maior dificuldade foi fazer uma gestão de tempo, que proporcionasse uma rotina saudável para a filha, e também para levar e buscar a pequena na escola. Para Michelle, ser mãe da Manuela foi um presente de Deus, “um anjo na minha vida. Ela me ensina diariamente a ser uma pessoa melhor”.

Hoje, a sócio fundadora da Fast Escova, divide bem seu tempo com o trabalho e a rotina na maternidade, “Sempre enxerguei meu tempo como o mais valioso, e priorizo o que faz de fato diferença na relação com a minha filha e com o meu trabalho”, finaliza Michelle.

Vanessa Ban – Fundadora da SuperGeeks

Mãe de Brenda, Vanessa Ban enfrenta o grande desafio que é equilibrar o tempo entre sua filha que atualmente tem seis anos e seu negócio – a SuperGeeks, escola de programação e robótica para crianças e adolescentes.

A empresária sempre teve em mente engravidar em momento oportuno, por isso se planejou para acontecer logo após a SuperGeeks estar estabelecida no mercado, já com as primeiras unidades – hoje a rede conta com mais de 70 franquias.

“Minha relação com a Brenda é baseada no amor, na qualidade do meu tempo com ela. Faço questão de acompanhá-la diariamente e não abro mão de tomar o café da manhã com ela, preparar a lancheira dela, brincar com ela, levá-la às consultas médicas, à escola e aos encontros com os amigos”.

Vanessa trabalhou durante todo o período da gravidez, inclusive no dia em que deu à luz e também não tirou licença-maternidade. Mesmo na semana de sua recuperação, ela trabalhou. “Também temos de nos realizar profissionalmente, de modo que possamos servir de exemplo para nossos filhos”.

Se sentindo plena e realizada como mãe e empresária, Vanessa aconselha outras mães a proporcionarem o melhor ambiente possível de amor e carinho à criança, para não sentir que o trabalho é mais importante do que ela. Além disso, ser mãe e dona do próprio negócio ajuda a ter o filho mais próximo e a flexibilizar o tempo. “O tempo não precisa ser integral com a profissão ou com a maternidade, mas sim com qualidade”.

Lucilaine Lima – Fundadora do Instituto Gourmet

A ideia de criar o Instituto Gourmet surgiu em 2010, em Serra no Espírito Santo, quando Lucilaine Lima, formada em biologia, resolveu trocar as aulas que dava para estudantes do ensino médio para investir em vendas de doces caseiros para poder ficar mais perto de seu filho Dylan.

Lucilaine conta que a parte mais difícil no início era conciliar os horários “foi bem corrido adaptar meus horários de encomenda com os dele, mas depois de um tempo, acabou se tornando mais fácil. Dylan ficava muito tempo comigo e eu acredito que isso foi muito saudável para formação dele”, comenta.

Com o nascimento de seus segundo e terceiro filhos, Luca e João, a empresária diz se sentir uma mulher maravilha. “Hoje eu sou mulher, mãe, empresária, dona de casa e esposa. Eu faço tanto coisa que às vezes eu até duvido que sou capaz, mas confesso que não consigo fazer tudo de uma vez só. Eu tento sempre equilibrar as atividades e se for preciso, eu deixo algumas coisas pendentes e está tudo bem”

Como dica para quem deseja empreender, Lucilaine acredita que o seu maior aliado é o planejamento, sempre priorizando o bem-estar da sua família, ela possui listas que a ajuda manter as coisas em dia e organizadas. “Eu sempre fui muito organizada e isso ficou mais evidente com o nascimento dos meus filhos, querendo ou não, nós precisamos ter tempo para tudo, então o planejamento e a organização são grandes aliados”, finaliza.