Mercado pet deve ficar atento à qualificação de quem atende ao público

Oferecer informações e soluções para gestores, profissionais do ramo pet e veterinários. Esse é o objetivo do Petcon 2019 – 2º Congresso online de gestão pet que acontece de 21 a 23 deste mês. O evento, que tem o patrocínio da rede de pet shops Petland do Brasil e da Dra. Mei, franquias do Grupo Brasil Pet, reunirá mais de 30 palestrantes escolhidos entre os maiores especialistas e entusiastas em gestão de negócios pet do país. 

O Petcon, segundo Vitor Consalter, sócio da Pet Shop Control, realizadora do evento, tem o desafio de aumentar em 30% o faturamento dos pet shops e das clínicas veterinárias em 60 dias. “Isso se torna possível a partir das implementações de técnicas e práticas recomendadas pelos palestrantes”, afirma Consalter. “Com isso, criamos com o evento um ambiente de conhecimento e troca de experiências capaz de transformar gestores e empresas do segmento”. 

Para este ano, Consalter acredita que o congresso deve atrair mais de 10 mil interessados. “No ano passado reunimos 10.200 inscritos e este ano devemos ultrapassar esta marca”, acredita. 

Rodrigo Albuquerque, CEO da Petland no Brasil, maior rede de lojas pet do país, falará inicialmente de sua experiência profissional e das dificuldades que enfrentou no começo da carreira para, em seguida, dar dicas para o sucesso do empreendimento. “Se você não entende de pessoas, você não entende de negócio. Não adianta conhecer o produto, não adianta entender de animal, se você não sabe lidar com gente”, explica. “O dono da loja deve ter atenção total no momento de fazer o recrutamento. Dá trabalho contratar bons profissionais, mas é um investimento que trará bons resultados para sua loja”. 

Para Albuquerque o mais importante é contratar pelo comportamento e oferecer desenvolvimento técnico da equipe. “É melhor contratar o sorriso e ensinar a vender tapete”, afirma. “Tenha sócios e pessoas que trabalham para você com pensamentos diferentes dos seus. Em um ambiente com diversidade de pensamentos o negócio só ganha. Invista tempo nas pessoas. O negócio não se trata de cachorro nem de gato. Você negocia com pessoas”. 

Cinthya Ugliara, consultora técnica e veterinária da Dra. Mei, vai apresentar dois temas durante o Congresso. “Vou falar sobre a gestão do tempo na clínica veterinária, buscando traçar metas e objetivos e como fazer para alcançá-los e sobre o incremento de ticket médio, explicando o que é, como fazer e a importância que tem para a saúde do pet e da vida financeira da clínica”.