Mercado de franquias no Nordeste cresce 14,6% e redes aceleram planos de expansão na região

Crescimento foi acima da média nacional de 10,7%, segundo a ABF

Com a retomada gradual da economia, as redes de franquias estão acelerando seu planos e no Nordeste o ritmo está mais acelerado. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o mercado de franquias no Nordeste faturou R$ 27,5 bilhões em 2021, um aumento de 14,6% em relação ao ano anterior, variação acima da média nacional de 10,7%. Além disso, o número de unidades de franquia na região cresceu 2,4%, chegando a, aproximadamente, 24 mil operações.

Para o diretor da Regional da ABF Nordeste, Cândido Espinheira, o mercado de franquias da região confirmou ser resiliente, forte e se adaptou rapidamente às mudanças impostas nos últimos anos. “O Nordeste brasileiro é uma potência para o setor de franquias, além de ser reconhecido por sua força nos negócios. As redes avançaram na digitalização, no delivery e seguem firmes buscando novas oportunidades para expandir. Dessa forma, a região nordestina se tornou atrativa para as marcas por todo o seu potencial”, observa.

Os segmentos de Hotelaria de Turismo (65,6%), Moda (37,3%) e Alimentação – Comércio e Distribuição (33,9%) respondem pela maior parte do faturamento de franquias da região. Já em número de unidades, os mercados de Saúde, Beleza e Bem-Estar (23,1%), Serviços e Outros Negócios (20,3%) e Alimentação Food Service (13,8%), são os que mais possuem operações, o que demonstra a diversidade e a versatilidade do franchising do Nordeste.

Em linha com estes movimentos, confira abaixo marcas de segmentos variados com planos de expansão representativos no Nordeste.

5àsec
Com mais de 500 pontos de vendas em todo o território nacional, a 5àsec é especializada no tratamento de roupas e produtos têxteis, por meio de um sistema de limpeza de qualidade, que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia em seus serviços, a 5àsec é reconhecida no mercado como uma lavanderia inteligente. Com plano de expansão para todo o Brasil, a rede mira os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte para ampliar a presença no Nordeste. Ao todo, está no planejamento da marca abrir 13 operações na região.

Água Doce
Atualmente com 80 unidades em oito estados, a Água Doce é conhecida pela gastronomia brasileira servida em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau, além das vegetarianas de palmito e alho-poró. Além do conceito de restaurante completo, a rede lançou dois modelos enxutos com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio reduzido e foco em almoço e happy hour, seguindo o tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away (retirada). Fundada há mais de 30 anos, a marca prevê expansão para todo os estados nordestinos, com foco em capitais e cidades acima de 100 mil habitantes.

Casa do Construtor
A maior rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia da América Latina conta com mais de 415 unidades em todo o país, além de três no Paraguai. Com planos de franca expansão para o nordeste, segundo estudos da empresa, a região tem potencial para 105 ou mais unidades, o que representa um investimento de, no mínimo, R$ 26,25 milhões dependendo do modelo. Neste contexto, o destaque vai para o estado da Bahia, com 22 oportunidades, Ceará, 19, e Maranhão, com 29 oportunidades. Neste primeiro momento, os municípios-alvo são Itapipoca (CE), Garanhuns (PE) e Codó (MA).

Divino Fogão
Desde 1984, o Divino Fogão lançou-se no mercado com uma estratégia inovadora, servindo o que há de mais saboroso e variado da comida típica da fazenda. Hoje, a rede é nacionalmente reconhecida por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro. Receitas próprias e exclusivas foram desenvolvidas ao longo dos anos, procurando atender o gosto e o paladar brasileiro. O Divino Fogão conta hoje com 197 restaurantes presentes em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal, além de nove operações no conceito dark kitchens, voltado apenas para o sistema delivery. A marca abriu recentemente duas novas unidades no Nordeste, localizadas na Bahia e em Alagoas, e prevê a implantação de mais quatro lojas, principalmente, em Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Piauí.

iGUi
Composta pelas marcas iGUi, TRATABEM e Splash, a rede iGUi é a maior fabricante e comercializadora mundial de piscinas em poliéster revestido em fibra de vidro (PRFV). Atualmente, a Rede está presente em mais de 50 países, com mais de 1,2 mil lojas e há projeção de crescimento de 30%, em um prazo de 2 anos, ultrapassando o número de 1,5 mil lojas no mundo. Entre os locais de interesse está o Nordeste, região brasileira onde as lojas mais se destacam e muito disso é justificado por conta da alta insolação e do potencial turístico. Os planos de expansão para a região são abrir mais 70 unidades até o fim do ano. Além disso, a região já contava com uma fábrica localizada na cidade de Vitória de Santo Antão (PE) e, em 2021, recebeu um novo polo fabril em Pacajus (CE). Desta forma, a intenção é suprir o mercado regional, atendendo ao dobro da demanda.

Maple Bear
Com origem em North Vancouver, British Columbia, Canadá, e com mais de 550 escolas em mais de 30 países, atendendo mais de 45 mil alunos, a Maple Bear Canadian School é líder mundial em educação bilíngue, oferecendo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio de alta qualidade, fundamentado nas práticas que posicionam a educação canadense entre as melhores do planeta. Presente em todos os estados brasileiros e com mais de 170 escolas, a Maple Bear é também parte das operações do Grupo SEB – um dos maiores grupos educacionais do Brasil e do mundo. Com plano de expansão nacional, a rede prevê abrir oito escolas no Nordeste, principalmente, nos estados da Bahia, Alagoas e Pernambuco e gerar investimento de cerca de R$ 24 milhões com as novas aberturas.

Milon
Fundada em 2006 e pertencente do Grupo Kyly, especialista em vestuário infantil e infanto-juvenil, a Milon ingressou no sistema de franchising em 2017 e conta com um portfólio completo com modelos exclusivos de produtos nas seções de moda infantil, tanto para meninos quanto para meninas, sendo conhecida pelas peças desenvolvidas com base na inspiração europeia, estilo clássico e detalhes exclusivos. Com 80 lojas no Brasil, a rede dá continuidade ao plano de expansão via franquias, visando aumentar a abrangência nacional da marca. Em seus próximos passos, a região Nordeste foi uma das escolhidas pela empresa para a abertura de lojas em shopping centers de diferentes estados. A expectativa é de abrir seis novas operações na região.

Oral Sin
Fundada em 2004, no Paraná, a Oral Sin é a maior rede de franquias de implantes dentários do País e, desde 2009, atua no segmento de franquias. Atualmente, são mais de 450 unidades, em operação, distribuídas por todas as regiões brasileiras. No Nordeste, a Oral Sin já conta com 25 unidades em operação. O planejamento é ter mais 80 clínicas até o fim de 2023, com um investimento de mais de R$57 milhões.
Pioneira na adoção de tecnologias digitais ligadas à odontologia, além dos implantes, também oferece atendimento clínico em geral, próteses dentárias, estética dental com atendimento odontológico humanizado e de excelência, acolhimento, respeito, carinho estão entre seus pilares.

Royal Face
Rede de franquias do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar associada a ABF, lançada em novembro de 2018, especializada no segmento de tratamentos estéticos em harmonização facial e corporal a preços baixos. A Royal Face já realizou mais de 300 mil procedimentos, beneficiando mais de 230 mil clientes. A acessibilidade ao tratamento com o Carnê da Beleza foi o carro-chefe para o grande crescimento da Royal Face em três anos de operação. Atualmente, a marca está presente em 23 estados com mais de 180 unidades inauguradas e com outras 100 em fase de implantação, com operações em todas as regiões do Brasil.

No Nordeste, a Royal Face já conta com 14 unidades em operação. O planejamento é ter mais 13 clínicas até o fim do ano, com um investimento de mais de R$4 milhões na região.