Segundo a pesquisa trimestral de desempenho do setor realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias faturou R$ 35,5 bilhões entre julho e setembro. Esse valor é 8,2% maior que o mesmo período do ano passado. Quando considerado o período de janeiro a setembro deste ano, o faturamento atinge a marca de R$ 99,385 bilhões.
O número de unidades também cresceu. Atualmente existem 133.897 franquias em atividade no Brasil, 2º a mais que o mesmo trimestre de 2014. Ainda segundo a própria ABF, o segmento educação e treinamento, do qual fazem parte as escolas de cursos de idiomas e profissionalizantes, foi um dos que mais cresceram (15% no período).
Cases
Em atividade desde a década de 90, duas redes de franquias de cursos são hoje referência em suas áreas.
Uma delas é o Instituto Embelleze. Lançada em 1998 e no franchising desde 2003, a marca conta hoje com 392 franquias vendidas. As unidades oferecem cursos de formação para a área da beleza, incluindo cortes de cabelos, depilação, maquiagem, barbearia, entre outros. O faturamento ultrapassa os R$ 220 milhões e o número de alunos formados é de pelo menos 800 mil.
Já a Seven Idiomas é um case paulista. Hoje conta com pouco mais de 15 unidades na capital do estado de São Paulo, ABC Paulista, Osasco, Guarulhos e algumas cidades do interior. As franquias oferecem cursos de inglês e espanhol em salas de aula, empresas, escolas, além de serem autorizadas a aplicarem o Exame do Cambridge ESOL. A expansão, por enquanto, é foca no estado de São Paulo, principalmente cidades do interior. Desde 1995 no mercado, a Seven Idiomas já formou mais de 80 mil alunos.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!