Foco das redes de franquias na busca por eficiência em inovação, aumento do número de canais de venda e expansão das redes nos Estados brasileiros são os atributos dados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) para o crescimento do setor, de 8,4% no segundo trimestre deste ano, ante o mesmo período de 2017. O faturamento do mercado de franquias passou de R$ R$ 37,565 bilhões para R$ 40,734 bilhões, aponta a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising divulgada hoje pela ABF.
A pesquisa da ABF também apontou uma alta de 2% no número de postos de trabalho no período, que passou de 1,200 milhão para 1,224 milhão de pessoas diretamente empregadas no 1º semestre de 2018. A projeção da ABF para o ano de 2018 é ainda melhor: 4% de crescimento no número de postos de trabalho.
Franqueadoras de diversos setores apontaram bons resultados no trimestre e uma visão positiva para o ano de 2018:
Com mais de 500 unidades comercializadas, sendo 340 em operação, a OdontoCompany, maior rede de clínicas odontológicas do país, apresentou um crescimento de 14% do primeiro para o segundo trimestre deste ano. A rede planeja fechar o ano com um crescimento de mais de 60% em relação a 2017.
A JAN-PRO, rede americana de limpeza corporativa, cresceu 32% no último trimestre, se comparada ao mesmo período de 2017. Com relação as vendas de serviços, a rede fechou 50% mais contratos no 2º trimestre do que no ano de 2017 inteiro.
A Green Station, primeira rede de franquias de salada por quilo do país, abriu sete unidades no segundo trimestre de 2018 na região sudeste do Brasil. No próximo trimestre do ano, deve inaugurar seis novos pontos.
A rede de franquia Emagrecentro inaugurou 15 novos pontos no segundo trimestre do ano, abrindo em média uma unidade por semana. Os Estados onde a marca conquistou capilaridade foram em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, registrando um crescimento de faturamento de 65%, comparando com o mesmo período de 2017.
A Casa do Construtor – rede de franquias especializada em locação de equipamentos – apresentou um crescimento de 13,3% no último trimestre. A previsão de crescimento para os próximos 3 meses é de 15 a 18%. O maior crescimento foi na região do Paraná, um território com atrativos por conta do agronegócio, mas também foram inauguradas unidades em Marataízes – ES, Ibitinga-SP e Gama-DF.
Presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal, a previsão da Patroni é de abrir 35 novas unidades até o final do ano. A rede inaugurou cinco lojas no último trimestre, registrando um aumento de 5% no faturamento. São mais de 210 unidades no Brasil e uma previsão de faturamento de R$ 518 milhões para esse ano.
A primeira e única rede de corte, costura e moda do segmento de franquias, registrou um crescimento no faturamento de 5% no primeiro trimestre de 2018. Até o final do ano a perspectiva é alcançar um faturamento de R$ 11 milhões e inaugurar oito novas escolas da Sigbol especialmente na região sudeste do país.
A Snack Saudável, rede especializada em delivery de lanches saudáveis para crianças, fundada na cidade de Ji-Paraná, Rondônia, fechou 2017 com 23 franquias. Já no primeiro semestre de 2018, conseguiu fechar mais 22 contratos para novas unidades – totalizando, então, 45 franquias vendidas. A rede, que faturou R$1 milhão no último ano, conta com 28 lojas em operação e estima crescimento de até 20% até o final deste ano.