Mercadão dos Óculos inaugura 12 lojas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Franquias estão localizadas nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná e Mato Grosso do Sul

O Mercadão dos Óculos, uma das 50 maiores franquias do Brasil, anuncia a inauguração de mais 12 lojas, localizadas nas cidades de Nova Granada (SP), Ribeirão Preto (SP), Santa Adélia (SP), Canoinhas (SC), Seara (SC), Barra Velha (SC), Itajaí (SC), Primavera do Leste (MT), Juína (MT), Ampére (PR), Ivaiporã (PR) e Paranaíba (MS). Com elas, são mais de 550 franquias em operação e implantação.

“O Mercadão dos Óculos dobrou de tamanho ao longo da pandemia graças a uma estratégia que envolveu multifranqueados e cidades pequenas, como é o caso de Juína, município com pouco mais de 40 mil habitantes”, comenta Gustavo Freitas, CEO da rede.

Outro fator que ajudou no crescimento da rede é o Programa Mentores do Mercadão dos Óculos, em que franqueados de sucesso transferem o conhecimento adquirido na prática para outros franqueados. “Além de aumentar o ticket médio das lojas participantes, a rede ganhou novas unidades de franqueados viram uma oportunidade para reinvestir o lucro”, diz Fábio Nadruz, diretor de operações da marca.

Franquia consagrada

Neste ano, o Mercadão dos Óculos conquistou pela quinta vez consecutiva o prêmio Melhores Franquias do Brasil 2021, realizado pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo.

O prêmio é uma das principais referências no franchising e reúne as redes que chegaram à excelência. Na ocasião, o Mercadão dos Óculos recebeu a qualificação cinco estrelas, a maior de todas. Com isso, a rede entra para um seleto grupo de franquias que já conquistaram o Melhores Franquias do Brasil por cinco vezes e de forma seguida.

“Desde o começo da pandemia, o Mercadão dos Óculos ofereceu suporte ao franqueado para contornar a crise. Isso permitiu que a rede crescesse, tanto em faturamento, quanto em número de unidades e se tornasse uma das 50 maiores do Brasil”, comenta Freitas.

Uma das novidades desse período foi o investimento em tecnologia, na ferramenta Microvix Vision, sistema criado pela Linx em parceria com a VisioLens. “Essa nova tecnologia foi implementada nas unidades e trouxe ao franqueado, além de um maior faturamento, um novo jeito de vender e administrar a loja”, diz Nadruz.

De março de 2020 (quando se iniciou o uso dessa tecnologia), até março deste ano, o Mercadão dos Óculos aumentou o faturamento em 15% e o ticket médio em 30%. “Assim serão as óticas do futuro e estamos na vanguarda desse processo”, destaca Freitas.

De acordo com dados recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar continua em alta. Nos últimos 12 meses, segundo a entidade, o segmento cresceu 11,8%, o segundo maior do setor.

Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 170 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.