No início do ano as pessoas ficam mais otimistas para procurar um novo emprego, investir no próprio negócio ou começar um novo curso. Negócios voltados para a área de capacitação profissional têm crescido no franchising e, esse aumento na demanda, tem impactado de forma positiva a expansão de redes deste nicho. De acordo com o mais recente balanço da ABF – Associação Brasileira de Franchising – o segmento de educação aparece em segundo lugar com o índice de 18% atrás apenas de alimentação com 34%.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o índice de confiança empresarial saltou de 78 pontos em 2016 para 93 pontos em 2017. Isso é refletido no número de novos negócios que estão apostando no Brasil. Confira algumas redes de cursos profissionalizantes para quem deseja empreender em 2018:
Evolute Profissionalizantes e Idiomas se destaca por oferecer mais de 70 opções de cursos em seu catálogo, que atendem aos interesses de estudantes dos mais variados perfis e objetivos profissionais. Entre os diferenciais da rede estão o fácil gerenciamento do negócio, suporte total ao franqueado, , treinamentos constantes na sede da franqueadora e remoto, além do projeto estrutural enxuto.Com estratégias de captação de alunos, acelera o número de matriculas no início da operação ajudando o parceiro a chegar ao ponto de equilíbrio com mais rapidez . A franquia tem investimento inicial a partir de R$ 75 mil e prazo de retorno que varia entre 12 e 18 meses
Pioneira no segmento de cursos profissionalizantes ao oferecer especialização de corte e costura, a Sigbol Fashion acaba de lançar um modelo enxuto de negócio em que a profissional pode dar aulas em casa. Com um valor de investimento de R$ 17 mil, a costureira contará com o acompanhamento e treinamento necessário da franqueadora para se tornar a dona do próprio negócio.
O CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos – nasceu em 1995 com a vocação de educar e qualificar pessoas através de seus diversos cursos profissionalizantes. Além de conhecimentos técnicos, os cursos focam no desenvolvimento pessoal, o que prepara os alunos do ponto de vista comportamental e aprimoram a postura profissional e empreendedora. Com investimento a partir de R$200 mil, o franqueado poderá faturar até R$ 250 mil mensais.
A Makevator é uma empresa especializada em formação profissional em beleza para cinema, teatro, publicidade, moda, televisão e salões de beleza. Em 2015 entrou franchising e hoje atua em três segmentos: qualificação profissional, prestação de serviços e vendas de produtos. Hoje, conta com cinco unidades: na Barra, Freguesia, Tijuca e Copacabana, no Rio de Janeiro, e uma em Santo André, região metropolitana de São Paulo. O plano de expansão é ousado e pretende abrir 35 novas lojas em 2018, começando pelo estado de São Paulo