Com 50 lojas em operação – uma delas no Paraguai – a Anjos Colchões, franqueadora de lojas de colchões e itens para o quarto, criou, no segundo semestre de 2014, o Mega Feirão de produtos.
Trata-se de um evento de vendas de produtos que são transportados num caminhão sinalizado com a marca, e expostos em grandes tendas, instaladas em estacionamentos de shoppings, supermercados ou outras áreas comerciais. “Os produtos são comercializados a preços exclusivos. A finalidade, claro, é divulgar a nossa marca, atrair novos consumidores e ampliar as vendas das franquias. A expectativa é que estes clientes voltem a consumir nossos produtos e os procure na loja daquela localidade”, detalha o franqueador e diretor geral da empresa, Claudinei dos Anjos.
A franqueadora adquiriu quatro caminhões, investiu na sinalização, e os deixa à disposição dos franqueados mediante reserva. A franqueadora disponibiliza, ainda, o motorista, que monta a estrutura adequadamente e é treinado para operá-la. São dez profissionais dedicados ao projeto – e a ideia é dobrar esta capacidade para poder realizar eventos simultâneos em breve. “Cabe ao franqueado apenas tirar as licenças locais na prefeitura e providenciar a segurança”, comenta Claudinei.
Em cinco meses, foram realizados 11 Mega Feirões. E a agenda da franqueadora está lotada até novembro deste ano. O motivo? “O faturamento dos eventos foi muito expressivo, superou muito as expectativas iniciais do projeto. Em um feirão, a loja é capaz de faturar o mesmo montante que faturaria num período de 4 a 6 meses”, ilustra o franqueador.
Porém, Anjos faz um alerta: para que o resultado seja positivo, o franqueado precisa investir em divulgação local. “Se esta parte for bem feita, até as cidades vizinhas ficam sabendo e vão conferir a novidade”, diz Claudinei dos Anjos, que vai além: “Os franqueados que realizaram o Mega Feirão relataram importantes ganhos: disseram ser uma oportunidade de aprimorar a prática comercial e a negociação; sentiram que a marca ficou mais conhecida na cidade ou na região em que ela está localizada e notaram aumento do fluxo de clientes em suas lojas após o evento. Estamos, sim, no caminho certo”.
Simone Valente – EmPauta Comunicação
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!