Mato Grosso é a nova fronteira do Franchising

Estado teve um aumento de 10,7% no número de unidades franqueadas em 2020

Estado muito ligado ao agronegócio, Mato Grosso se tornou uma potência para as redes de franquias que buscam expansão. Próxima dos estados do Sudeste, é notável o aumento de novas marcas na região. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), houve um aumento de 10,7% na quantidade de unidades franqueadas na região. Exemplo disso, é o crescimento da rede Água Doce Sabores do Brasil no local. Fundada em uma cidade do interior de São Paulo, o negócio tem em seu DNA implantar unidades em municípios fora das capitais. No estado mato-grossense, Sorriso, Sinop e Rondonópolis ganharam novos restaurantes da rede entre 2020 e 2021, totalizando seis pontos de operações, já que os moradores sinopenses e rondonopolitanos contam com duas unidades e em Primavera do Leste, a rede possui uma franquia.

“Mato Grosso é ainda pouco explorado pelas franquias, mas para nós, da Água Doce, o estado tem um grande potencial de crescimento, principalmente em cidades com a economia ligada ao agronegócio. Por termos uma gastronomia voltada para a culinária brasileira, com pratos típicos, a aceitação da população é fantástica” comenta Júlio Bertolucci, diretor de franquias da rede conhecida pelo seu Escondidinho de carne de sol e que conta com 80 restaurantes abertos em oito estados brasileiros.

Em abril de 2021, a rede inaugurou a segunda unidade em Rondonópolis e as aberturas não param por aí: Água Boa, no Leste mato-grossense é a próxima cidade que receberá uma operação da Água Doce. Ainda de acordo com as informações da ABF, o segmento de alimentação foi o responsável por gerar 26,5% dos empregos diretos em 2020. Já em âmbito geral, o setor de franquias abriu mais de 23 mil vagas ano passado. O crescimento foi de 3,9%.

“Durante a pandemia, os empresários do ramo alimentício tiveram que se reinventar. Muitos precisaram implantar o delivery em tempo recorde e adaptar-se à nova realidade. Este não foi o caso da Água Doce, pois o delivery já fazia parte da rotina dos franqueados que, com o fechamento dos restaurantes, utilizaram o serviço como alternativa, sendo fundamental para manter o faturamento das unidades. Além disso, estudamos diversas possibilidades para ajudar os empreendedores, como a venda direta de bebidas, que representou 40% das vendas, e o cardápio digital em uma multiplataforma, que permite aos clientes acessar o portfólio da rede em diferentes canais”, completa Bertolucci.

A Água Doce está no mercado há 31 anos e tem dois modelos de negócios: o tradicional e Express. A diferença entre os formatos se dá ao tamanho da unidade. Os restaurantes, geralmente, operam durante o período noturno com pratos individuais ou para a família e o happy hour com drinques, chopes e petiscos. É de escolha do franqueado optar por abrir a casa durante o horário do almoço, exceto no conceito Express, que disponibiliza refeições para ambos os períodos do dia. “Antigamente, as unidades eram focadas na noite, com música ao vivo em um espaço para relaxar com os amigos, degustar porções e tomar bons drinques, ou ter um jantar saboroso em família. Agora, percebemos a importância do almoço para o faturamento de cada unidade. Implantamos o delivery para este horário e foi bem aceito em algumas operações, pois essa percepção varia de acordo com a região. A pandemia nos permitiu enxergar um novo nicho para atuar” finaliza Júlio.