A Maria Brasileira, maior rede de franquias de cuidados e serviços residenciais e corporativos, está entre as TOP 10 maiores microfranquias de 2020 do país, segundo ranking elaborado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), anunciado ontem, durante a coletiva de imprensa da associação, destacando que o segmento contribuiu para o ano de intensa crise, sobretudo econômica, onde milhares de pessoas perderam seus empregos e, muitas delas recorreram ao modelo de negócio para criar uma nova fonte de renda, já que permite investimento inicial de até R﹩ 90 mil.
Na Maria Brasileira é possível tocar o negócio horme office a partir de R﹩ 30 mil e ao escolher esse formato, o empreendedor elimina cerca de 35% de custos que teria com uma unidade física como, por exemplo, aluguel do imóvel, água, luz, telefone, contratação de recepcionista, entre outros. “Além disso, o home based permite ao franqueado adaptar seu horário de trabalho e organizar melhor sua agenda pessoal e profissional, resultando em qualidade de vida, algo tão necessário no tempo em que vivemos”, diz Felipe Buranello, CEO da Maria Brasileira.
Além do valor atrativo, outro motivo que levou a Maria Brasileira a crescer na pandemia foi o fato da limpeza ter sido considerada um serviço essencial para a sociedade como medida de conter o avanço do coronavírus. Em vista disso, a empresa incluiu o serviço de sanitização de ambientes, pois além de oferecer facilidades aos seus clientes, diante do cenário, precisou inovar também quanto à proteção das pessoas. “Com a crise sanitária, a limpeza não será mais vista como algo simples, mas sim, como uma questão de saúde”, destaca Buranello.
Como estratégia de expansão, em 2020, a Maria Brasileira apostou na interiorização da rede, para cidades com até 50 mil habitantes, que representam cerca de 95% dos municípios brasileiros, segundo o IBGE. De acordo com Buranello, “das 153 unidades que vendemos desde março, 40 estão localizadas em cidades com esse perfil, que são pouco assistidas por redes de franquias, tornando o negócio atrativo, uma vez que não tem concorrência, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento econômico da região”.
Atualmente, a Maria Brasileira está com 352 unidades espalhadas por todo o Brasil (24 Estados e o Distrito Federal). Fechou em 2020 com um faturamento de R﹩ 80 milhões (em 2019 foram R﹩ 67 Mi) e a expectativa para este ano é atingir os R﹩ 110 milhões. Para os próximos dois anos, a rede espera expandir 47% e chegar a 500 unidades.
A rede foi fundada em 2012, por Felipe Buranello e Eduardo Pirré, por uma necessidade própria dos empreendedores, que investiram inicialmente R﹩ 200 mil para criar o negócio. em 2013 entrou para o franchising e hoje consolidou sua liderança e pioneirismo no setor, tornando-se a maior rede de franquias de limpeza residencial da América Latina.
A Maria Brasileira é dona dos mais importantes prêmios do franchising brasileiro: em 2017 e 2018, foi eleita uma das 25 melhores franquias do Brasil, pelo Grupo Bittencourt, e também chancelada, em 2018, 2019 e 2020, com o Selo de Excelência em Franchising da ABF. Em 2019 e 2020 foi contemplada com o prêmio Great Place To Work.