Maria Brasileira ganha o Prêmio de Melhor Microfranquia do Brasil pelo segundo ano consecutivo

Reconhecimento da Serasa Experian leva em conta a qualidade e o desempenho da rede, além da satisfação do franqueado

Felipe Buranello e Eduardo Pirré, sócios-fundadores da Maria Brasileira

A Maria Brasileira, maior rede de franquias de cuidados e limpeza residencial e corporativa, com sede em São José do Rio Preto (SP), acaba de conquistar o título de Melhor Microfranquia do Brasil 2022, premiação feita pela Serasa Experian e anunciada em evento realizado pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios, que considerou três critérios: a qualidade da rede (o valor da marca, o investimento em marketing e a inovação), o desempenho da rede (a performance financeira) e a satisfação do franqueado (a avaliação dos donos das unidades em relação aos serviços prestados pela franqueadora). No ano passado, a rede também conquistou o prêmio inédito, lançado naquela ocasião.

Recém completados nove anos no franchising, a Maria Brasileira se consolidou no mercado como a maior rede de franquias de limpeza e cuidados residenciais e corporativos. Atualmente são 438 unidades espalhadas por todo o território nacional, em 373 cidades, 26 estados, além do Distrito Federal. A expectativa é encerrar o ano com 500 unidades e um faturamento na casa dos R$ 130 milhões.

Para expandir, especialmente no pior período da crise, a Maria Brasileira apostou em quatro pilares: no modelo home office, que oferece menor valor de investimento; chegar a cidades pequenas, que são bem receptivas a novos negócios e não têm tanta concorrência; incentivar os franqueados a adquirir outras unidades e investir em marketing. Para este ano, a rede vai investir ainda mais no digital e oferecer mais modernidade e melhores experiências ao cliente, inclusive com o lançamento de um aplicativo.

“Em 2021, 30% das vendas de novas unidades foram para já franqueados e 10% oriundas de indicações deles. Também colocamos o pé no acelerador fazendo parcerias com digital influencers de todo o Brasil, além de contratarmos a atriz Deborah Secco como garota-propaganda da marca”, explica Felipe Buranello, CEO da Maria Brasileira. “O modelo home office apresentou um crescimento de 21% em relação a 2020, e houve ainda um aumento de 88% de unidades presentes em cidades pequenas, de até 50 mil habitantes, comparado a 2020”, completa o executivo. Hoje, 70% da Maria Brasileira é modelo home office e cerca de 40% da rede está nas mãos de multifranqueados, com duas ou mais unidades.

Além disso, no ano passado foram realizados mais de 2 milhões de atendimentos a casas e empresas por todo o Brasil, por mais de 10 mil profissionais de limpeza, treinadas, capacitadas e prontas para oferecer muito mais facilidade para a vida das pessoas e ajudando, ainda, mais de 40 mil dependentes diretos e indiretos dessas profissionais. Muitas realizaram o sonho de conquistar um diploma ou formar os filhos na faculdade, famílias que puderam conquistar sua casa própria ou mulheres que tiraram da Maria Brasileira a renda necessária para dar uma melhor qualidade de vida à sua família.

Outra conquista nesses nove anos de vida da Maria Brasileira  é o Projeto Olhar de Maria, organização sem fins lucrativos, lançado em 2020, para ajudar as profissionais de limpeza, que prestam ou não serviços para a rede. O ápice do projeto aconteceu no ano do seu lançamento, em plena crise que afetou muito essas profissionais, onde foram arrecadadas e distribuídas 30 toneladas de alimentos para beneficiá-las. De lá para cá muitas outras ações continuam acontecendo.

E, finalmente, em janeiro de 2022, a Maria Brasileira deu outro grande passo: o lançamento da nova identidade visual, que teve como desafio centralizar todas as atenções nas pessoas, com um conceito de lar, mais responsiva e com mais brasilidade.

“Com quase uma década de vida, sentimos a necessidade de evoluir nossa identidade para que ela estivesse à altura de representar todo o ecossistema que envolve a Maria Brasileira, que são as pessoas. Nosso DNA é facilitar a vida delas, e isso precisava ser percebido não apenas na prestação dos nossos serviços, mas em toda a nossa comunicação”, explica Buranello.

O esforço de tanto trabalho faz da Maria Brasileira uma das franquias mais premiadas do mercado. É dona dos mais importantes prêmios do franchising brasileiro: tão nova, em 2015 já foi considerada pela PEGN o primeiro lugar em desempenho de Rede no Anuário das Melhores Franquias; em 2017 e 2018, foi eleita uma das 25 melhores franquias do Brasil, pelo Grupo Bittencourt; e também chancelada, em 2018, 2019, 2020 e 2022 com o Selo de Excelência em Franchising da ABF, a maior honraria do franchising brasileiro. Em 2019, 2020, 2021 e 2022 foi contemplada com o prêmio Great Place To Work. Em 2021, além do prêmio 5 estrelas, foi considerada a Melhor Microfranquia do Brasil, pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e repete o feito neste ano de 2022.

“Estamos muito felizes com a conquista do título, pelo segundo ano consecutivo, de Melhor Microfranquia do Brasil, motivo de muito orgulho do trabalho feito pela Maria Brasileira, porque ela é uma empresa feita de pessoas para pessoas. Elas são o foco do nosso trabalho, seja pessoa física ou jurídica, clientes, profissionais que prestam os serviços, em todas as pontas do negócio têm pessoas envolvidas. É por elas que chegamos aos nove anos de vida e é por elas que vamos seguir trabalhando nos muitos anos à frente, para sempre sermos merecedores das premiações que recebemos”, conclui Buranello.