A Maria Brasileira, maior rede de franquias de cuidados e limpeza residencial e corporativa, com sede em São José do Rio Preto (SP), acaba de conquistar o título de Melhor Microfranquia do Brasil 2021, premiação feita pela Serasa Experian e anunciada em evento realizado pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios, que considerou três critérios: a qualidade da rede (o valor da marca, o investimento em marketing e a inovação), o desempenho da rede (a performance financeira) e a satisfação do franqueado (a avaliação dos donos das unidades em relação aos serviços prestados pela franqueadora).
Os resultados alcançados pela Maria Brasileira justificam a conquista do prêmio. Desde que a crise começou, em março de 2020, até setembro de 2021, foram abertas 162 unidades. Além disso, a rede chegou a 145 novas cidades, com a estreia nas capitais de Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Aracaju (SE) e Natal (RN). Brasileiros morando em outros países, como Canadá, Inglaterra, Austrália, Alemanha e Estados Unidos, também aproveitaram a desvalorização do Real frente ao Dólar e ao Euro para se tornarem franqueados, enquanto seus familiares tocam o negócio por aqui. Assim, a Maria Brasileira marca presença em mais de 350 municípios, em 25 estados, além do Distrito Federal.
Ainda em decorrência da crise, que levou muitos empreendedores a trabalhar no home office, ele também foi destaque na Maria Brasileira e hoje o modelo representa 47% da rede, especialmente em negócios instalados em cidades pequenas, de até 50 mil habitantes, que representam 33% das unidades nessas localidades.
“Um dos grandes motivos do crescimento é que os nossos serviços continuaram sendo realizados pelo fato de estarmos enquadrados dentro dos serviços essenciais em meio a pandemia. Também tivemos o aumento de franqueados que já eram da rede comprando novas unidades, tornando-se multifranqueados e hoje 40% da rede está nas mãos desses empreendedores”, diz Felipe Buranello, CEO da Maria Brasileira. “Outro ponto importante foi que continuamos acelerando nossos investimentos em mídias, principalmente nas redes sociais. Prova disso foi a contratação da atriz Deborah Secco como garota propaganda, reforçando ainda mais a credibilidade da marca”, completa o executivo.
Quanto ao perfil dos novos franqueados, a maioria são pessoas que foram demitidas durante a pandemia ou eram empresários de outros segmentos, que estavam em busca de um mercado menos sazonal e em franco crescimento.
Todas essas ações fizeram a Maria Brasileira superar em muito as expectativas de crescimento dentro deste cenário de crise. Atualmente, a rede atingiu a marca de 400 unidades, pretende fechar o ano com 420 e chegar a 500 em 2022. O faturamento esperado é de R$ 105 milhões, ante os R$ 80 milhões em 2020.