Maple Bear leva a Montes Claros (MG) modelo inovador de ensino canadense bilíngue

Unidade já está com reserva disponível para matrículas em 2021

Os pais de Montes Claros que desejam proporcionar uma educação bilíngue verdadeira para seus filhos desde o início já podem contar com um dos melhores modelos educacionais do mundo, o canadense. A Maple Bear, rede de escolas com 145 unidades no Brasil, está abrindo sua primeira unidade na cidade e está com vagas abertas para reserva da turma de 2021 para alunos de 1,5 ano até 5 anos. A escola inicia com a educação Infantil, mas irá expandir as séries conforme o crescimento dos alunos. Em nível nacional, a rede possui mais de 25 mil alunos, nos ciclos Infantil, Fundamental e Médio.

O grande diferencial da Maple Bear é seu modelo de ensino canadense, está posicionado em primeiro lugar entre os países de língua inglesa no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), exame realizado pela OCDE considerando avaliações envolvendo matemática, ciências e interpretação de texto. Este modelo é baseado em três pilares: bilinguismo por imersãosupervisão de educadores canadenses e programa acadêmico.

A Maple Bear promove uma verdadeira imersão do aluno, desde cedo, na segunda língua, ou seja, não se trata apenas de ensinar o outro idioma como um adendo no contraturno ou inserido na grade como disciplina isolada. Neste sistema, se reproduz a forma com que aprendemos a língua mãe, inicialmente com um período de simples exposição ao idioma, para primeiro escutar e ir compreendendo as primeiras palavras, sons e entonações. Depois, paulatinamente, vem a questão da fala, com interações mais simples, depois com maior complexidade. Neste cenário, a necessidade de falar e interagir com o meio e os colegas é o grande impulsionador da aprendizagem, contando também com o incentivo e orientação dos professores. Nas escolas da rede, até os  4  anos, 100% das interações e aulas são realizadas em inglês,  com 5 anos é introduzida a língua materna em proporção 75% em inglês e 25% em português, e a partir dos 6 anos em diante (Ensino Fundamental) passa a ser 50% em inglês e 50% em português, seguindo a legislação vigente no Brasil. De forma geral, os alunos costumam ter um inglês fluente já a partir dos 5 anos.

Na área didática, o programa Maple Bear privilegia a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões, aplicando esse conceito a todas as disciplinas e áreas do conhecimento, como linguagem, matemática, ciência, tecnologia da informação, estudos sociais, música e artes. Como parte disso, as salas de aula são amplas, estimulantes e acolhedoras, repletas de materiais manipulativos e centros de aprendizagem. O aluno é colocado como protagonista de seu aprendizado, desenvolvendo assim uma visão aplicada dos conhecimentos e maior autonomia no dia a dia. Para garantir aderência a este modelo, experientes educadores canadenses visitam com frequência as escolas, oferecendo e garantindo a aplicação do programa acadêmico. Além do suporte, a Maple Bear possui uma completa estrutura de treinamento e capacitação do corpo docente, acompanhamento próximo do ensino ministrado em cada sala de aula e um detalhado processo de certificação de qualidade, o Quality Assurance Maple Bear.

Durante a pandemia, a Maple Bear lançou ainda o Digital Learning Community, comunidade online de ensino que visa orientar alunos, pais e professores no dia a dia de suas atividades. A iniciativa abrange alunos dos ensinos Infantil, Fundamental e Médio, e inclui ferramentas digitais de interação, conteúdos exclusivos e atividades educacionais. Ou seja, mesmo à distância as aulas continuaram com um alto índice de engajamento.

Hoje, a marca conta com oito escolas em operação no estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte, Contagem, Itabira, Montes Claros, Nova Lima, Pouso Alegre, Uberaba e Uberlândia. Além disso, são mais seis em fase de implantação, em Juiz de Fora, Betim, Ipatinga, Governador Valadares, Poços de Caldas e Belo Horizonte. Com a unidade de Montes Claros serão gerados 20 empregos diretos. A operação será comandada pelos sócios e franqueados, Luíza Cardoso de Quadros, de 32 anos, Paula Cardoso de Quadros Freire Lopes, de 30 anos, e Bruno Henrique Simões Moreira, de 32 anos.

“Conheci ao Maple Bear após matricular meus filhos na unidade de Brasília, onde morávamos. Me apaixonei pela metodologia e fui atrás de mais informações. Queria voltar para Montes Claros e, com isso, surgiu a oportunidade de investir em uma franquia, que te dá todo o suporte necessário e mais segurança para tocar o negócio. O município em questão tem um público sedento por escolas com ensino inovador e proposta mais moderna, com foco em bilinguismo. Não temos nada assim na região, somente na capital. Percebemos que a aceitação dos pais foi ótima, já que antes mesmo de iniciar as obras, conseguimos fechar 30 reservas de matrículas para a escola”, revela Luíza.

A família de Luíza, que atuou sete anos como servidora pública, já teve operações no segmento de franquias. Além dos conselhos do pai empresário, a irmã e sócia, Paula, já teve experiência em uma franquia de alimentação. Toda essa bagagem irá auxiliar bastante na gestão do negócio. A escola de Montes Claros tem 4 mil metros quadrados e iniciará com quatro salas. O intuito é aumentar uma série por ano e, dependendo do crescimento, os franqueados vislumbram investir em uma segunda unidade da marca.