Maple Bear de Sorriso (MT) retoma as aulas em junho

Após a liberação vinda de decretos do governo e do município, as aulas da unidade da Maple Bear de Sorriso, no Mato Grosso, foram retomadas no dia 04 de junho, por se tratar de uma região pouco atingida pela COVID-19. Prezando sempre pelo bem-estar e pela segurança de toda a comunidade escolar, a marca desenvolveu um plano de contingência para a retomada das aulas, que está sendo seguido por pais, alunos, funcionários, fornecedores, visitantes e demais envolvidos. Hoje, a Maple Bear de Sorriso conta com 51 alunos do ensino Infantil, de 1 a 5 anos de idade. Vale a pena ressaltar que, mesmo com a retomada das aulas presenciais, está sendo mantida a modalidade de ensino à distância para as famílias que optarem pela continuidade do isolamento social. Outra ação feita pela escola é a elaboração e divulgação de materiais de educação em saúde para população e comunidade escolar, além de manter a comunicação efetiva com as famílias.

A Maple Bear de Sorriso foi inaugurada em fevereiro de 2020 e iniciou o ano letivo com alunos do ensino Infantil. Com a chegada da pandemia, as aulas foram suspensas, porém a comunidade permaneceu unida com as aulas online. “Há uma parceria muito grande com os pais dos alunos. Dessa forma, foram analisados caso a caso para tomarmos a melhor ação neste momento inesperado. O foco agora é trabalhar as adaptações necessárias para manter a segurança dos pequenos e dos professores. Em torno de 90% dos profissionais vieram de outras cidades para atuar na franquia em Sorriso. Nossa escola tem uma área grande, então fica mais fácil de promover o distanciamento. Já tivemos 70% dos alunos de volta à escola em apenas uma semana de aulas presenciais. Vamos verificar como serão os próximos meses e, até mesmo, como ficará a retomada de matrículas para o mês de agosto”, revela a franqueada, Alexandra Rocha.

Entre as medidas tomadas, a Maple Bear de Sorriso fez um investimento para disponibilizar álcool 70° em pontos estratégicos da escola e colocou tapetes de higienização de calçados. Hoje, todos os colaboradores, professores e diretores precisam trocar a roupa quando chegam ao local. No caso dos alunos, os pais deixam as crianças em uma rampa de acesso da escola. Lá, são higienizadas as mãos e as mochilas com álcool em gel, além dos calçados no tapete sanitizante. Em seguida, é medida a temperatura. “Para que os pais entendessem melhor como seria o funcionamento do embarque e desembarque das crianças na escola, fizemos um vídeo explicativo para auxiliá-los nesta nova rotina”, explica Alexandra.

Além disso, são afastados das atividades presenciais os alunos que apresentarem algum sintoma da COVID-19 ou de gripe comum, como forma de prevenção. No dia a dia, houve o reforço da limpeza minuciosa de todos os equipamentos, componentes, brinquedos e utensílios em geral, a cada troca de turma, turno ou aluno. No caso do playground, por exemplo, a limpeza dos brinquedos é feita a cada uma hora. Além do uso da máscara para professores e funcionários, alunos a partir de 2 anos devem vir com sua própria máscara e fazer seu uso durante toda a jornada letiva. Para os alunos menores a máscara não é indicada por possibilidade de sufocamento.

Estimular a higienização frequente das mãos de todos os participantes é uma tarefa diária. Já a rotina das salas de aulas está diferenciada. Portas e janelas abertas todo o tempo e, caso seja necessário, o ar condicionado fica acionado sem o fechamento total das mesmas. As salas agora têm as mesas de seis lugares para apenas dois alunos. Os momentos em círculos (conversa/leitura) são com rodas mais abertas e um espaçamento maior. Livros e materiais didáticos têm as capas limpas com solução desinfetante de forma frequente. Os bebedores estão limitados para uso de copos descartáveis ou garrafinhas individuas dos funcionários e alunos. Também serão priorizados o uso de ferramentas para a realização de reuniões e eventos à distância, para evitar aglomerações.

Para as unidades de diferentes estados brasileiros que continuam fechadas, a rede criou a Maple Bear Digital Learning Community, que é uma comunidade colaborativa online que tem como objetivo reunir recursos de apoio e orientações para que as escolas possam oferecer suporte educacional aos alunos de todas as séries escolares ao longo do período de suspensão de aulas presenciais. Na ferramenta estarão disponíveis materiais para alunos e professores utilizarem a distância, além de recursos especiais adequados à faixa etária.