Após a permissibilidade vinda de decretos do governo e do município, as aulas da unidade da Maple Bear de Sinop, no Mato Grosso, foram retomadas no dia 04 de maio, por se tratar de uma região pouco atingida pela COVID-19. Prezando sempre pelo bem-estar e pela segurança de toda a comunidade escolar, a marca desenvolveu um plano de contingência para a retomada das aulas, que está sendo seguido por pais, alunos, funcionários, fornecedores, visitantes e demais envolvidos. Hoje, a Maple Bear de Sinop conta com 59 alunos do ensino Infantil de 2 a 5 anos de idade. Vale a pena ressaltar que, mesmo com a retomada das aulas presenciais, está sendo mantida a modalidade de ensino à distância para as famílias que optarem pela continuidade do isolamento social. Outra ação feita pela escola é a elaboração e divulgação de materiais de educação em saúde para população e comunidade escolar, além de manter a comunicação efetiva com as famílias.
A Maple Bear de Sinop foi inaugurada em fevereiro de 2020 e iniciou o ano letivo com 58 alunos do ensino Infantil. Com a chegada da pandemia, as aulas foram suspensas e a escola ganhou mais um aluno, somando 59 matrículas e nenhum cancelamento no período de isolamento social. “Enquanto estávamos fechados, aumentamos os canais de diálogo com os pais, ouvimos o que a comunidade Maple Bear Sinop desejava e continuamos atuando com envio de conteúdo EAD para os nossos alunos. Agora, mesmo após o retorno presencial das aulas, mantemos essa forte ligação entre escola e família, e para que isso permaneça, vamos continuar fornecendo instrumentos para que todas as nossas crianças continuem aprendendo e se desenvolvendo, mesmo para aquelas que ainda estão no isolamento de suas casas”, revela o franqueado, Danicler Bavaresco.
Segundo ele, na primeira semana da retomada, a escola contou com a presença de 32 alunos dos 59 matriculados – 55%. Com o passar dos dias, esse número foi aumentando de forma gradativa, à medida que os pais se sentiam mais seguros para enviar os filhos de volta à escola, havendo nesta terceira semana o retorno de 44 alunos – 75%. Entre as medidas tomadas, a Maple Bear de Sinop está transmitir às famílias os boletins divulgados pela prefeitura, a fim de mantê-las informadas constantemente. Além disso, são afastados das atividades presenciais os alunos que apresentarem algum sintoma da COVID-19 ou de gripe comum, como forma de prevenção. No dia a dia, houve o reforço da limpeza minuciosa de todos os equipamentos, componentes, brinquedos e utensílios em geral, a cada troca de turma, turno ou aluno.
“Disponibilizamos álcool 70° em diferentes pontos, criamos protocolos de entrada de alunos e funcionários, adotamos sistema de escala de horários de entrada e saída de turmas para reduzir contatos e aglomerações de alunos e trabalhadores. Além do uso da máscara para professores e funcionários, alunos maiores devem vir com sua própria máscara e fazer seu uso durante toda a jornada letiva. Para os alunos menores a máscara não é indicada por possibilidade de sufocamento,”, revela a franqueada, Naiara Zanatta Bavaresco.
Estimular a higienização frequente das mãos de todos os participantes é uma tarefa diária. Já a rotina das salas de aulas está diferenciada. Portas e janelas abertas todo o tempo e, caso seja necessário, o ar condicionado fica acionado sem o fechamento total das mesmas. As salas agora têm as mesas de seis lugares para apenas dois alunos. Os momentos em círculos (conversa/leitura) são com rodas mais abertas e um espaçamento maior. Livros e materiais didáticos têm as capas limpas com solução desinfetante de forma frequente. Os bebedores estão limitados para uso das garrafinhas individuas dos funcionários e alunos. Também serão priorizados o uso de ferramentas para a realização de reuniões e eventos à distância, para evitar aglomerações.
Para as unidades de diferentes estados brasileiros que continuam fechadas, a rede criou a Maple Bear Digital Learning Community, que é uma comunidade colaborativa online que tem como objetivo reunir recursos de apoio e orientações para que as escolas possam oferecer suporte educacional aos alunos de todas as séries escolares ao longo do período de suspensão de aulas presenciais. Na ferramenta estarão disponíveis materiais para alunos e professores utilizarem a distância, além de recursos especiais adequados à faixa etária.