Maior rede de escolas bilíngues do mundo, a Maple Bear começa 2022 visando ingressar no mercado de Pindamonhangaba. Após análises feitas pela marca canadense, foi constatado que o município, que engloba a região do Vale do Paraíba e do Litoral Norte de São Paulo, tem traços comuns na área de educação, como alta concentração de escolas tradicionais. Dessa forma, está nos planos da Maple Bear a implantação de uma escola na região com metodologia canadense e genuinamente bilíngue. Esse movimento irá gerar um investimento de R$ 2 milhões e cerca de 20 empregos diretos localmente. No dia 24 de fevereiro a partir das 8h, representantes da Maple Bear irão se reunir presencialmente, no hotel Hotel Intercity Pátio Pinda, com investidores locais interessados em abrir uma escola da Maple Bear em Pindamonhangaba.
Com mais de 170 mil habitantes, o município tem a economia impulsionada pela forte participação de empresas do setor de serviços, seguido de outros que também se destacam, como o industrial e da agropecuária, que vem ganhando cada vez mais espaço na região. Em 2020, a Urban Systems preparou um estudo sobre as “Melhores Cidades para Fazer Negócios”, em parceria exclusiva com a Exame. O levantamento é realizado anualmente, por meio de dados de municípios que contam com mais de 100 mil habitantes. No ranking, Pindamonhangaba figurou como a quarta melhor cidade do Brasil para investimento industrial. O estudo também revelou as condições favoráveis para investimentos em outros cinco setores da economia. No comercial, por exemplo, Pindamonhangaba ficou na 53ª posição, entre as 326 cidades analisadas, demostrando o crescimento do comércio registrado nos últimos anos e o potencial econômico.
“Com uma demanda crescente por ensino bilíngue de alta qualidade, temos o intuito de levar à Pindamonhangaba a primeira escola da Maple Bear, focada no bilinguismo por imersão. No programa da escola, até os 3 anos, 100% da rotina é em inglês, com 4 anos é introduzida a língua materna, mas ainda em proporção menor do que a interação com o português, e a partir dos 6 anos em diante (Ensino Fundamental) o currículo passa a ser 50% em inglês e 50% em português. Com isso, o aluno desenvolve uma fluência muito rapidamente. Soma-se a isso uma metodologia em que o aluno é protagonista no processo de aprendizagem, cujo foco se dá no desenvolvimento de suas habilidades. É formado um cidadão mais preparado para um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, competitivo e globalizado”, revela o CEO da Maple Bear para América Latina, André Quintela.
Com origem em North Vancouver, British Columbia, Canadá, e com 568 escolas em 31 países, Maple Bear atende a 45 mil alunos. Presente em todos os estados brasileiros e com 159 escolas, a Maple Bear é também parte do Grupo SEB – um dos maiores grupos educacionais do Brasil e do mundo. “Para quem deseja investir no setor em questão, a marca é uma excelente alternativa para quem deseja ser dono de uma escola de educação regular, que inicia na Educação Infantil e pode avançar até o Ensino Médio, oferecendo aprendizado de alta qualidade. Além disso, o setor é altamente atrativo para investidores, uma vez que proporciona receita recorrente, permanência dos alunos na escola por vários anos e um índice de rematrícula superior a 90%”, explica Quintela.
A metodologia canadense – reconhecida como a melhor entre os Países de língua inglesa pelo PISA, programa de avaliação da OCDE – existe há mais de 50 anos e atua de forma robusta no desenvolvimento dos jovens, favorecendo o despertar da paixão pelo aprendizado e a abertura de horizontes aqui e no exterior. Outro foco importante é o desenvolvimento da criatividade, senso crítico e resolução de problemas, habilidades sociais fundamentais para o Século 21, sendo isso realizado sempre de forma e aplicável ao dia a dia.
Para isso, são trabalhados três eixos principais: a linguagem, que colabora para que as crianças consigam interpretar aquilo com que estão interagindo; o raciocínio lógico, que contribui para o desenvolvimento cognitivo; e o desenvolvimento socioemocional, no qual buscamos que elas entendam suas próprias emoções e tenham empatia com os outros. Nessa abordagem, as salas de aula são amplas e arejadas, repletas de materiais manipulativos e centros de aprendizagem.