Em 2018, um grupo de amigos se uniu em busca de um sonho, abrir um negócio focado em produtos para organização de escritório, rotinas escolares, planejamento e produtividade. Assim, nascia o primeiro quiosque da Magnólia Papelaria, em Brasília.
Após três meses, o sonho se tornou maior e os fundadores queriam expandir. De acordo com Igor Brun Vendas, diretor comercial da Magnólia, a marca foi desenvolvida para ser franquia. “É muito comum que as franquias surjam de acordo com o sucesso do empreendimento, mas nosso plano, desde o começo, era tornar a nossa marca uma franquia”, explica o sócio. Para isso, os empresários procuraram a Y Consultoria, especializada em auxiliar empresas a se tornarem franqueadoras e referência, em Brasília.
Para realizar a expansão, foi desenvolvido um escopo completo de formatação, definindo o modelo de crescimento, a criação dos manuais e os instrumentos jurídicos para concretizar os padrões a serem seguidos e dar mais segurança aos investidores. “É sempre importante definir todos os detalhes de uma franqueadora, para que ela tenha seu know-how documentado e consiga transmitir tudo o que precisa para seus franqueados. Só assim, é possível concretizar o sucesso da marca em cada unidade”, enfatiza Eduardo Santinoni, sócio fundador da Y Consultoria.
Igor explica que a consultoria foi indicação de um amigo que já conhecia o trabalho da empresa. “A Y Consultoria foi fundamental na estratégia de implantação e crescimento da Magnólia. Foram muitas reuniões até a definição do melhor caminho para o nosso negócio”, completa.
Após quatro anos, a franquia já possui 74 quiosques espalhados pelo Brasil, sendo 30 deles em São Paulo. A expectativa é que, até o final de 2022, a marca chegue a 110 unidades e esteja presente em todos os estados brasileiros.
A maioria dos quiosques estão em shoppings. Todos são padronizados e feitos sob medida, de acordo com o espaço disponível. O atendimento segue um padrão em todas as unidades e os franqueados recebem treinamentos de vitrine que os orientam a organizar e expor os produtos da melhor forma.
“A consultoria é ideal para que o sucesso da primeira unidade seja transmitido para todas as outras, que serão tocadas por novos empresários. Dar o suporte necessário é obrigação da marca franqueadora e é por meio da consultoria que essa função é desenvolvida. A Y Consultoria sabe da importância dessa etapa e caminha lado a lado com o cliente para que o plano seja colocado em prática e que a consultoria saia do papel”, completa Eduardo. “Sem essa consultoria não teríamos chegado a esse ponto na mesma velocidade e com essa eficiência”, finaliza Igor.