Comprar, vender, fundir, avaliar. Sair da crise. Vender mais e melhor. Gerir com mais eficiência. Entender a realidade de um negócio. Todo o processo que envolve fusões e aquisições de negócios podem passar por essas premissas com objetivo de aumentar a lucratividade e o desempenho de um negócio no mercado.
Por meio de análises minuciosas, avaliação de indicadores e uma gestão profissional, muitas empresas de todos os portes, inclusive as PMEs, têm buscado no mercado um profissional experiente em M&A (merger and aquisitions) para fazer uma avaliação correta do negócio no mercado e entender todas as possibilidades que este pode oferecer, seja para valorizar e vender, fechar as portas, buscar sócios ou investidores ou ainda melhorar processos.
“O processo de M&A para PME’s é mais simples do que um processo realizado para grandes empresas. O nosso processo se inicia pela elaboração de um VALUATION, um book de apresentação, mapeamento de alvos, divulgação para nossa rede de franqueados e publicação na plataforma NexB. Após esse processo são realizadas reuniões de apresentação para potenciais compradores e o processo final de negociação e fechamento”, explica Fernando Marino, diretor executivo da rede de franquias NexB Valor Negócios.
Valuation – Buscando um preço coerente para as negociações
O principal objetivo dessa análise primeiro é saber o valor real da empresa e se proteger de eventuais riscos de exposição indevida da operação. Ao avaliar o negócio é possível agregar diversos benefícios no momento da venda. Além disso, evita perda de capital e demora excessiva em uma negociação, fora o profissionalismo e apoio oferecido em todo o processo. Durante a execução é validada as receitas, despesas, investimentos, lucratividade, processos e principalmente ajustes que são necessários para uma operação ser bem vendida.
“Infelizmente, ainda hoje, principalmente nas PMEs, o empresário calcula o valor sem parâmetros apenas com expectativas do que ele investiu no passado, divulga para amigos, contadores, advogados e corretores de imóveis e muitos divulgam em jornais ou plataformas de venda de empresas e tocam o processo sozinho, se expondo à pessoas estranhas, oportunistas e especuladores. Ter um especialista para desenvolver o processo corretamente vai garantir a certeza de que o patrimônio está sendo valorizado e que a venda pode acontecer de maneira mais eficiente e segura, um dos propósitos das NexB junto à plataforma oferecendo uma venda profissional.”, explica Marino.
Mercado em ascensão
O mercado de compra e venda de empresas se mostra aquecido mesmo em períodos de crise. Uma prova disso é a grande movimentação financeira entre grandes empresas no mercado mundial.
Segundo a PWC Brasil, foram anunciadas 614 transações no período até setembro 2019, o maior volume acumulado dos últimos 5 anos. Volume 31% superior ao mesmo período de 2018. A Região Sudeste consolidou 65% do interesse do investidor nos negócios anunciados. Com 397 transações o período acumulado até setembro apresentou aumento de 25% em comparação ao ano anterior (2018 – 317 transações). O Estado de São Paulo com 50% das transações anunciadas até setembro de 2019, representadas por 307 transações (2018 – 233 transações), sendo 268 negociações na região metropolitana de São Paulo e 39 transações em regiões no Interior de São Paulo.
Na Região Sul, foram anunciadas 91 negociações, 57% superior ao mesmo período de 2018 (58 transações). Transações fora do Brasil representam 6% do volume anunciado em 2019, com 38 negócios (2018 – 37 transações).
Como foco nas PMEs, a NexB, com sede em São José do Rio Preto, interior do Estado de São Paulo, já realizou mais de 40 processos de M&A nos últimos 4 anos e com a reformulação do negócio e o ingresso e expansão no mercado de franquias, possui uma meta de realizar 20 processos em 2020, porém a intenção é potencializar esse crescimento visto o crescimento da rede e a atuação no mercado nacional.
Sigilo e Confidencialidade
É importante frisar que os contratos possuem clausulas de sigilo e confidencialidade em todo o processo. Na NexB o trabalho é desenvolvido por profissionais experientes no mercado e com o auxílio da plataforma transacional, do cadastro prévio de possíveis investidores e de uma prospecção qualificada de futuros compradores a concretização de bons negócios se faz mais eficaz.
A transparência e a credibilidade que a rede possui no mercado asseguram transações de sucesso e parcerias duradouras. É o caso do empresário Beto Iglesias, que utilizou a metodologia do M&A para concretizar a venda de um restaurante. “Vejo alguns tópicos importantes nesse processo. Primeiro, a segurança que é fundamental em qualquer transação. Ouvir uma opinião externa e isenta sobre o potencial do negócio no mercado foi de extrema importância para termos mais conhecimento sobre o nosso próprio negócio. Segundo, a economia de tempo em relação a filtros, prospecção, análise de crédito e de perfil que são essenciais para qualquer empreendedor. Isso tudo transmitiu confiança, tanto para quem estava comprando que podia acreditar que seria um bom negócio e segurança para nós que estávamos vendendo. Percebemos que são profissionais com anos de mercado um bom networking, a idoneidade do trabalho e a transparência, além do suporte e apoio em toda negociação nos deixaram muito satisfeitos, com um excelente resultado”, conta.