Lojas de shopping voltam a funcionar 10 horas por dia após regressão de fase em SP

A mudança de fase dentro do plano São Paulo de retomada da economia determinou ontem, 30, que todo o estado passe a adotar protocolos para a fase amarela. A partir de hoje, as lojas de shoppings vão funcionar durante dez horas por dia em todo o estado. A ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), que reúne pouco mais de 40 mil associados pelo país classifica a medida como negativa.

“Depois de avançarmos consideravelmente, o comércio está longe de recuperar os índices de venda do pré-pandemia e consideramos que com todos os 20 protocolos adotados pelos lojistas, sem qualquer tipo de problema, reduzir o horário de funcionamento ainda mais nesta época do ano, irá concentrar o consumidor em um tempo mais restrito de abertura.”, diz Nabil Sahyoun, presidente da ALSHOP.

Apesar das restrições de horário, os shoppings continuarão cumprindo os mesmos protocolos sanitários aplicados com sucesso nos empreendimentos como distanciamento entre as mesas na praça de alimentação, controle de temperatura e disponibilização de totens de álcool gel, poltronas distanciadas em teatros e cinemas, e instruções constantes aos clientes e colaboradores.

“Reforçamos que o Governo do Estado, por meio de seus mecanismos de fiscalização, cheguem aos estabelecimentos que ainda descumprem as regras da quarentena como as chamadas baladas, shows particulares e locais que geram aglomeração. Shoppings não geram aglomerações. A fiscalização precisa ser intensa pela saúde de todos, pois não podemos sacrificar ainda mais os empreendedores, os colaboradores, os lojistas e clientes que tem o devido cuidado em empreendimentos que cumprem protocolos rígidos.”, finaliza Nabil Sahyoun.