Limpidus cresce internacionalmente e busca master franqueado para crescer no Brasil

Publicado em 13/06/2017 por Imprensa

Maior rede brasileira líder de limpeza comercial e pioneira no franchising estima aumentar em 20% número de franqueados até o final de 2017,

Há 27 anos oferecendo o que há de mais moderno em gestão de serviços e soluções técnicas para limpeza corporativa, a Limpidus expandiu recentemente as operações para países da América Latina e os Estados Unidos e acaba de fechar contratos com master franqueados para crescer no Brasil e impulsionar em 12% o faturamento anual. O modelo de negócio é um dos principais diferenciais de sucesso da marca que apresentará esta e outras novidades durante a ABF Expo Franchising 2017, a maior feira de franquias da América Latina, que será realizada entre 21 e 24 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A Limpidus desenvolveu um sistema de gestão das franquias, pioneiro e único, em que o supervisor-gerente é o franqueado. De acordo com o presidente Fernando Sodré, cada franqueado atua como um consultor junto aos clientes e esta proximidade é que permite identificar as reais necessidades de limpeza e gerar soluções sob medida às empresas contratantes, sem onerar o orçamento. “Incentivamos a presença do dono a frente dos negócios para garantir melhor a comunicação dele com os clientes, gerando máxima atenção aos detalhes, flexibilidade e agilidade. No caso do  back-office é a franqueadora que faz deixando mais tempo para o franqueado se dedicar com outras questões. O resultado é um serviço de limpeza de alta produtividade, desempenho, sem causar danos, de forma rápida e realizada por profissionais bem treinados”, explica Sodré. Outra estratégia de sucesso da marca está relacionada aos 12 planos de franquias home-based oferecidos, com investimento inicial a partir de R$ 50 mil que pode ser parcelado em até 18 vezes, e que garantem faturamento mínimo imediato, pois a franqueadora cuida da captação dos primeiros clientes para os franqueados, conforme perfil da região. Neste cenário, a taxa de lucro gira em torno de 15% e o prazo de retorno sobre o investimento é de 12 a 24 meses.

Por conta destes diferenciais, a Limpidus vem crescendo, em média, 20% ao ano sua rede de empreendedores, acompanhando também os bons resultados do setor de limpeza no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2016, o segmento de Limpeza e Conservação movimentou mais de R$ 24 bilhões. Somente no primeiro trimestre de 2017, registrou crescimento de 16% no faturamento, sendo o terceiro setor que mais se destacou no mercado em questão. Com o cenário positivo e para continuar mantendo sua taxa de crescimento em número de unidades, a marca apresenta a opção de se tornar um franqueado máster, que não atuará com modelo home-based, propondo exclusividade territorial para a operação. Este modelo permite o desenvolvimento de franquias locais dentro de cidades a partir de 300 mil habitantes e regiões traçadas como alvo da marca. Neste caso, o investimento inicial é de R$ 150 mil.

Atualmente, a Limpidus conta com 120 unidades ativas que atendem mais de três mil clientes cadastrados entre condomínios, colégios, academias, restaurantes, embaixadas, grandes redes de varejo, entre outros. No Brasil, está presente nas principais cidades e capitais. Para expandir a presença nacionalmente busca novos máster franqueado, com o objetivo de obter crescimento da rede e do faturamento anual. A marca ainda expandiu suas fronteiras fora do país. Desde 2015, vem se internacionalizando e hoje está presente em Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Medelín e Bogotá (Colômbia), Cidade do México (México) e Orlando (EUA). “Nossa projeção é a de inaugurar 40 unidades até o final do ano”, finaliza Sodré.

A tecnologia e o uso de técnicas de gestão são importantes aliadas para a rede ganhar mercado. As ferramentas como o Clean Check, LimpCalc e Cleanspec, tecnologias exclusivas da Limpidus, garantem mais produtividade e melhoram o desempenho, tornando o negócio mais competitivo. Em relação a treinamento de franqueados, a Limpidus também conta com uma “Universidade da Limpeza” – um centro de formação de franqueados e colaboradores, que transmite conhecimentos técnicos e comportamentais para que os empreendedores da rede desenvolvam competências e habilidades necessárias para operar o negócio, e assim atingir melhores resultados e desempenho da unidade.

Certificações internacionais e prêmios

Todos os serviços executados pela Limpidus são sustentáveis. Desde 2008, a empresa conta com certificação internacional chancelada pela Green Clean Institute, entidade americana renomada atuante no setor de limpeza comercial.  Com isso, é a única empresa no Brasil que possui tal certificação. Também recebeu em 2015 e 2016 o Selo “Pequenas e Médias Empresas que mais Crescem no Brasil”, creditado pela Deloitte/Exame e foi eleita a melhor franquia em 2016, no segmento de limpeza, pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, editora Globo.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Franquias , ABF Expo , Franquias de limpeza , Limpidus