Limpeza Ecológica: Qualidade e custo-benefício aliados ao meio ambiente

Além do carro limpo por mais tempo, produtos utilizados criam capa protetora que expelem sujeiras e protegem lataria do sol; Confira demais benefícios

A preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade está mais presente nas ações e escolhas das pessoas, marcas e empresas no Brasil. Uma pesquisa realizada pela Toluna, empresa de estudos com consumidores, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas – FGV mostra que 75% das pessoas mudaram de alguma forma seus hábitos de consumo devido a preocupações com o planeta.

À medida que o hábito de consumo consciente vem crescendo, a limpeza ecológica, conhecida também, como lavagem a seco, acompanha o crescimento. A modalidade que busca utilizar o mínimo de água possível durante a lavagem de um veículo, surgiu há alguns anos no mercado e se popularizou de vez em 2015, quando o Brasil passou por uma intensa crise hídrica.

Henrique Mol é diretor executivo da Acquazero Eco Wash, franquia especializada em limpeza ecologia automotiva – uma das pioneiras no país. Com mais de 400 unidades, ele conta que nos últimos dois anos, a busca pelo serviço cresceu 300% – só no nordeste foi de 200%. A tendência é de que cresça mais de 200% a médio prazo.

“As pessoas estão priorizando produtos e serviços sustentáveis, e no caso da limpeza ecológica, elas visualizam a união de boas práticas. Isso porque conseguimos entregar um serviço de qualidade e ainda contribuir positivamente para o meio ambiente”, explica Henrique.

Em 2020, a rede até integrou aos serviços, limpeza de embarcações, aeronaves e serviços residenciais. Todos eles seguindo a premissa da marca de utilizar produtos ecologicamente corretos.

Qualidade aliada ao uso responsável de água

Mol relata que o sistema de limpeza vem provando ser tão, ou mais eficaz, quanto à limpeza tradicional – inclusive, por um preço acessível. Conjuntura que vem conquistando cada vez mais consumidores.

“Na Acquazero nós utilizamos apenas 300 ml de água para a limpeza completa de um veículo. Junto à água, são inseridos alguns produtos químicos, também ecologicamente corretos. Essa mistura é poderosa e remove completamente a sujeira”, explica o empresário.

Custo-benefício

Os preços para o serviço variam de R$40 a R$75 – os valores são fixados de acordo com o tamanho do veículo e a quantidade de sujeira a ser eliminada. Praticamente o mesmo preço para uma limpeza normal, porém, com alguns extras.

O executivo argumenta que a limpeza ecológica mantém o carro limpo por mais tempo porque os produtos utilizados criam uma capa protetora que expelem sujeiras e protegem a lataria do sol.

“É uma proteção extra. Por conta disso, o carro fica com aparência de novo por muito mais tempo e pode ser lavado com menos frequência. Além de gastar menos dinheiro, o nosso cliente economiza o tempo dele. O custo-benefício compensa muito”, conta Mol.

Mitos e verdades sobre Limpeza ecológica

Mas os benefícios não se resumem a isso. A metodologia aplicada no exterior dos veículos é utilizada ainda, no interior. No caso da Acquazero, são mais de 15 procedimentos de conservação e restauração automotiva oferecidos ao mercado cumprindo à risca protocolos de sustentabilidade.

E embora esses serviços estejam conquistando cada vez mais adeptos, Henrique relata que diversos mitos e verdades ainda são questionados. Por isso, ele desmistifica alguns pontos e, de quebra, exalta outros:

1- Risca o carro e danifica a pintura. Mito!
O serviço de lavagem a seco não causa riscos ou arranhões na pintura. Como o procedimento é feito com um composto à base de cera de carnaúba, o produto age como um lubrificante e evita o atrito do pano usado na limpeza e a lataria.

Aliás, o composto amolece a sujeira e torna a remoção ainda mais fácil.

2- Proteção extra à lataria do veículo. Verdade!
A cera de carnaúba utilizada no método a seco é a mesma matéria-prima do produto empregado em um enceramento profissional. Por isso ao lavar a seco, a lataria do veículo é limpa e encerada ao mesmo tempo.

Ao final do procedimento, a pintura recebe uma película protetora que blinda a lataria contra arranhões leves e a luz do sol. Além disso, repele a poeira e a água e realça a pintura gerando um brilho mais intenso.

3- Danifica rodas e calotas. Mito!
Na Acquazero, todas as unidades utilizam flanelas especiais e limpa-rodas específicas e eficientes para a limpeza. Nenhum dano é causado às rodas e calotas do veículo.

4- Economiza água mesmo? Verdade.

Em média, utiliza-se de 200 a 300 litros de água nas limpezas convencionais para lavar um único veículo. Na Acquazero, 300 ml é o suficiente. Então com certeza, economiza-se e muito água.

5- Ajuda a prevenir o mofo. Verdade.

Ao dispensar o uso excessivo de água, é possível evitar o aparecimento de mofo. A umidade gerada pelo uso da água nos estofados, em médio ou longo prazo, ou quando a secagem não é feita da forma devida, promove o surgimento de fungos que levam ao mofo. Os produtos da lavagem a seco, por outro lado, contêm agentes protetores que diminuem a probabilidade de aparecimento desse problema.

6- Atendimento delivery. Verdade
O serviço de lavagem a seco pode ser realizado via delivery sim. A lavagem é realizada no local onde está localizado o veículo do cliente, seja em residência, na rua ou no local de trabalho.

Por exemplo, na Acquazero, os clientes podem realizar a solicitação da lavagem a seco via aplicativo próprio da rede. O franqueado responsável pela franquia mais próxima se deslocará para realizar o atendimento solicitado.

“O consumo consciente significa consumir melhor e diferente, sem excessos, para que todos vivam com mais bem-estar hoje e no futuro. A limpeza ecológica faz parte desse contexto, e não só promove vantagens ao meio ambiente, como também, comprovadamente ao consumidor”, finaliza Henrique.