Levantamento realizado pela Odontoclinic, primeira rede nacional de franquias de clínicas odontológicas do país, com mais de 200 unidades em 16 estados, aponta o crescimento de investidores que não são profissionais da área de saúde. De acordo com dados da base de parceiros, atualmente, 42,4% das franquias são lideradas por empreendedores não dentistas, 35,4% por dentistas e 22,2% por sociedades mistas.
Há cinco anos, por exemplo, o cenário do mercado de franquias odontológicas na rede era diferente. Em 2014, a composição era 44,7% de dentistas e 28,2% de não dentistas, com uma parcela de 27,2% por sociedades mistas.
“Esse movimento é significativo e demonstra um amadurecimento do mercado, mostrando que empreendedores de diferentes setores têm visto o setor odontológico como uma opção rentável de negócios e o seu potencial de expansão. Na Odontoclinic, por exemplo, entendemos que o nosso investimento constante em inovação, tecnologia e capacitação do franqueado são fatores que têm chamado atenção dos investidores”, avalia Lucas Romi, sócio e vice-presidente de Expansão e Novos Negócios da Odontoclinic.
Do total de franqueados da rede, 70% possuem mais de uma unidade. “Depois do investimento na primeira unidade e de se apreender os processos de gestão, controle de custos e conhecer como a excelência dos serviços das clínicas atraem novos clientes, os franqueados querem continuar investindo na sua expansão”, afirma Romi.