O Lecadô anuncia seu novo plano de expansão no modelo de franquias. Desde 2022, a marca tem investido na reforma das lojas, implantação de tecnologias de CRM e de embalagens ecológicas, além do reforço no time de gestão e de sua fábrica própria. Agora, com o modelo de negócio de franquias estruturado, a rede especializada em doces e salgados volta ao mercado para captar investidores e receber propostas de interessados em abrir uma franquia. Inicialmente, a meta é inaugurar operações em cidades em todo estado do Rio de Janeiro, além de fortalecer a presença em locais na capital onde a empresa já opera com sucesso, como a Barra da Tijuca e bairros das Zonas Sul e Norte da cidade.
Dados divulgados pela Associação Brasileira de Indústria Alimentícia (ABIA) apontam que o setor de food service movimentou 208 bilhões em 2022. Segundo Aline Lobo, gerente de operações do Lecadô, mesmo tendo o quinto maior mercado no mundo, o potencial de crescimento do food service no Brasil ainda é muito grande.
“Acabamos de retornar da NRA, a maior feira de Restaurantes e Foodservice do mundo, realizada em Chicago. Vimos muitas novidades ligadas à inteligência artificial e novas tecnologias, mas a principal tendência do segmento não é mais o consumidor no centro do negócio e sim o “customer obsession”, que visa antecipar e superar proativamente as expectativas do cliente e promover a lealdade, impulsionando a inovação contínua do negócio. Por isso, investimos fortemente no sabor que remete à infância e em um cardápio com novidades que proporcionem experiências nos momentos mais especiais para os clientes. Acreditamos que essa estratégia é um grande trunfo de sucesso nesse segmento. O Lecadô aposta nisso para crescer”, avalia.
Com mais de 40 anos de atuação e 35 lojas, entre próprias e franqueadas, o Lecadô se destaca por comercializar produtos semiartesanais, elaborados com insumos de qualidade e sem uso de conservantes. A produção é realizada na fábrica própria da marca e a finalização das tortas é feita nas lojas, por confeiteiros treinados, que seguem sempre o padrão de recheio generoso e cobertura caprichada.
Modelos de Negócio – O Lecadô iniciou suas atividades em 1982, no Rio de janeiro, e atuou como empresa familiar por 37 anos. Em 2019, ingressou no sistema de franquias, remodelou o layout das lojas e flexibilizou seu modelo de negócio, possibilitando aos franqueados abrir operações de rua ou em shoppings, além de quiosques. De lá para cá, dobrou de tamanho e ampliou seu cardápio com novos sabores de tortas, salgados assados e uma coxinha 100% vegetal, que em pouco tempo entrou para a lista dos produtos mais vendidos da rede. No cardápio, tortas, rocamboles, bolos, doces, salgados, biscoitos e kits para festas em datas especiais. A marca se destaca ainda por figurar entre as 10 marcas mais buscadas na plataforma Ifood no Rio de Janeiro.
“Temos um negócio consolidado no mercado, com produtos testados, aprovados e que já fazem sucesso a quatro gerações. Acreditamos que a oportunidade de trabalhar com um produto de alta qualidade, com história, com um público fiel e que, além disso, possa oferecer um modelo de negócio rentável é um fator determinante para a abrir uma franquia Lecadô”, completa Aline Lobo.
A expansão mira em dois formatos de franquia, loja e quiosque, com investimento inicial a partir de R$ 320 mil (modelo quiosque), e retorno do investimento em até 35 meses. A meta é atrair investidores que tenham interesse no mercado de doces e salgados e que se identifiquem com a marca.