Lavar roupas em lavanderias pode reduzir em até 40% o consumo de água

Rede BonaSecco oferece serviço de limpeza a seco, que proporciona uma economia ainda maior, de aproximadamente 18 litros de água por quilo, em comparação a uma lavadora doméstica

A lavagem de roupas em lavanderias proporciona uma redução de até 40% no consumo de água em comparação a lavagem doméstica, e também ajuda a reduzir os gastos com energia elétrica, sem contar os custos com produtos de limpeza e higienização. De acordo com o Sindilav (Sindicato Intermunicipal de lavanderias no Estado de São Paulo), uma casa com quatro pessoas gasta em média 5.440 litros/mês de água, para lavar a mesma quantidade de roupas em uma lavanderia são utilizados 2.160 litros/mês, o que representa uma economia de 3.280 litros/mês. 

A economia de água é potencializada em empresas que utilizam o processo de limpeza a seco, que gera uma redução ainda maior, de aproximadamente 18 litros de água por quilo. Como é o caso da BonaSecco, rede de lavanderias, que conta com 30 unidades espalhadas nas principais cidades do País. Na limpeza a seco o solvente químico utilizado retira manchas e ainda ajuda na conservação dos tecidos. “Nos preocupamos em oferecer um serviço de qualidade, preservando o meio ambiente, pois analisamos cada material, para determinar o tipo de processo a ser utilizado durante a limpeza, com água ou a seco”, explica João Márcio, fundador da rede.

 O Brasil apresenta uma alta taxa de consumo de água, pois segundo estimativas da ONU (Organização das Nações Unidas), o gasto mensal por pessoa para atender às necessidades de consumo e higiene pessoal deveria ser de aproximadamente 110 litros de água por dia, porém os brasileiros consomem duas vezes mais do que o indicado, pois o gasto por pessoa no País chega a ser de mais de 200 litros/dia. 

Para João Márcio, há uma preocupação maior com a preservação do meio ambiente por parte dos brasileiros, porém ainda existe uma cultura muito forte do uso exagerado de água. “Ainda está enraizado por aqui o conceito de utilização de muita água para realizar qualquer tipo de limpeza, em razão disso nós sempre conversamos com nossos clientes e explicamos as vantagens do processo de limpeza a seco, quando o tecido permite que ele seja utilizado”, comenta. 

A BonaSecco foi a primeira rede de lavanderias a implantar o sistema conjugado com ponto de coleta, utilizando tecnologia italiana, realiza a limpeza e restauração dos mais variados tipos de roupas, tapetes, cortinas, pelúcias. Além disso, conta com um serviço de delivery e embalagem para viagem.