“Lava roupa todo dia…” Franquia revoluciona atividade milenar

O Grupo Acerte criou a nova rede de franquias Laundry 4 You, exclusiva para condomínios. Esse novo modelo de negócio possibilita uma inovadora gestão 100% online, com controle total do uso dos serviços das lavanderias em condomínios.

A Laundry 4 You permite ao franqueado operar com mais flexibilidade. É possível, por exemplo, acompanhar o consumo dos serviços da lavanderia e o rendimento da unidade via web.

Outra vantagem focada na rentabilidade é o baixo custo operacional devido ao modelo de franquia home-based e sem funcionários. Isso garante uma margem líquida maior do que a média do mercado de lavanderias. E a franqueadora se compromete com o suporte completo, pré e pós-inauguração.

Mais inovação

A gestão online também está à disposição do morador, que pode programar, reservar e pagar o serviço de lavagem de roupas via aplicativo.

Confira a entrevista com Claudia Coifman, gerente nacional de expansão e gestão de lojas do Grupo Acerte, detentor da Laundry 4 You.

Mapa das Franquias: Por que a opção do lançamento na expo 2018?

Claudia Coifman: A ABF Expo é maior feira do segmento e é a chance de se apresentar ao mercado tendo como alcance diversos tipos de públicos. Boa parte, por exemplo, dos empreendedores que frequentam a feira vão um busca de novidades em determinado segmento, seja no varejo ou em serviços, como é o nosso caso. Lançar na ABF nos possibilitou atingir esse público no “frente à frente”, apresentar o conceito e toda a estrutura do negócio. Para se ter uma ideia, recebemos mais de 2.700 visitantes ao longo dos quatro dias de evento. Desse montante, uma parcela significativa realizou reunião presencial no estande, obtendo mais informações sobre a franquia. Alguns, inclusive, já estão em negociação com a equipe de expansão e projetamos que, pela qualificação dos candidatos recebidos, esse volume seja convertido em novos negócios.

Mapa das Franquias: Como definir para o leigo uma rede de lavanderias em condomínios com gerenciamento online? Quais as vantagens e benefícios?

Claudia Coifman: Exemplificando, o gerenciamento online possui funções práticas para dois públicos, o franqueado e o cliente final, que no caso é o morador do condomínio. Para o franqueado, é possível gerenciar 100% o negócio via sistema online, a franquia permite aos empreendedores maior flexibilidade na gestão, com o formato e custo-benefício diferenciado. Por meio do aplicativo de celular, por exemplo, o franqueado acompanha em tempo real o uso das máquinas de lavar e secar, acessa relatórios de vendas e faturamento, monitora reservas e controla todo processo das unidades da lavanderia nos condomínios, atuando em um modelo de negócio home-based e sem a necessidade de funcionários no local, pois o processo de lavagem é feito pelo próprio morador do condomínio.

Outras vantagens são: acesso completo ao software exclusivo; serviços com pagamento online via e-commerce; equipamentos com alta performance; baixa manutenção e processos com economia de insumos, atuando de maneira sustentável.

Mapa das Franquias: Qual o perfil ideal do franqueado?

Claudia Coifman: O perfil generalista é o que melhor define o franqueado. Esse franqueado – empreendedor passa a aprofundar mais seu conhecimento no ramo de negócios, por meio dos treinamentos na própria franqueadora (Grupo Acerte), ganhando aptidões em diversas esferas do negócio e do segmento como: operacional, financeiro, gestão de pessoas, marketing, comunicação, análise de concorrentes e assim por diante. Com o dia a dia e mão na massa, o franqueado pode até ter um foco de atuação mais específico, mas apresenta também um conhecimento panorâmico em diversas áreas. A capacitação é proporcionada pela equipe da franqueadora.

Crescimento ambicioso com estratégia

Mapa das Franquias: O plano de mais 100 unidades franqueadas é ambicioso. Qual a estratégia para conseguir?

Claudia Coifman: O mercado de lavanderias, que está inserido dentro do segmento de limpeza e conservação, apresentou no primeiro trimestre de 2018 um incremento de 6,6%, o que foi um ótimo resultado. É uma retomada muito positiva nesse período de instabilidade econômica em que o país passou nos últimos tempos. O mercado de lavanderias em condomínios, com gerenciamento online, não possui concorrentes diretos, neste formato, somos pioneiros.

O que existe são as demais redes de lavanderias tradicionais, mas que não possuem um sistema online desenvolvido para entregar mais praticidade e economia e dinamismo. Nosso Grupo já atua neste mercado, no qual temos unidades próprias espalhadas pelo Brasil e agora no processo da franqueadora, nós tornaremos estas unidades bandeiras da franquia Laundry 4 You. Se pensarmos que somente na capital paulista, por exemplo, há cerca de 21 mil condomínios (entre casas e apartamentos)* e que podem possuir lavanderias coletivas sem muita infraestrutura. Ou caso os apartamentos possuam lavanderias o espaço é reduzido, abre-se uma brecha para a necessidade de um serviço mais funcional e profissional, como o que oferecemos com a nossa franquia. 

Construímos um processo de expansão focado, onde o lançamento oficial foi realizado na Feira ABF EXPO 2018. A estratégia é usar essa necessidade para ponto de partida, oferecendo uma estrutura adequada, organizada e com potencial de crescimento. Dependendo do tamanho do condomínio é possível abrir mais de uma unidade da lavanderia. O planejamento de expansão da Laundry 4 You projeta um alcance em nível nacional, principalmente nas grandes capitais do Brasil, onde há maior presença de condomínios e grande possibilidade de aderência diante do conceito inovador da marca e do negócio como um todo.

Mapa das Franquias: Como o morador pode programar sua lavagem de roupa sozinho? E como evitar troca indesejadas de peças?

Claudia Coifman: De uma forma personalizada e prática, o morador pode programar o uso da lavanderia de acordo com suas necessidades, também pode reservar máquinas via aplicativo – se achar necessário, e pagar o serviço de lavagem de roupas via e-commerce. A tecnologia Laundry 4 You possui conectividade via cartão RFID para liberação do ciclo das máquinas, o que garante maior segurança ao usuário da lavanderia. Funciona assim: via aplicativo o morador acesso o e-commerce,  cria o seu cadastro e insere os créditos em reais . O valor é cobrado conforme utilização e é possível consultar o extrato sempre que quiser. Com o saldo positivo, o morador programa o dia, horário e reserva as máquinas. Pronto, o processo já está definido e registrado no cartão RFID. Na lavanderia, é só aproximar o cartão no local indicado na máquina desejada para liberar o uso e iniciar o processo de lavagem e secagem de roupas. Com esse novo sistema, 100% online, nós eliminamos o uso das antigas “fichas”, garantindo maior segurança e controle no processo da lavanderia no condomínio. Não há como ter troca de peças já que o próprio morador realiza o manuseio das suas peças na lavanderia e controla com o seu cartçao RFID a liberação das máquinas ao colocar suas roupas. O processo completo de lavagem dura cerca de 80 minutos e o cliente pode acompanhar tudo via aplicativo e ver quando suas roupas estão prontas. É um processo seguro e prático!

Mapa das Franquias: “A nova marca apresenta um conceito disruptivo no segmento de lavanderias”, ! Dá pra gente traduzir isso pra uma linguagem leiga simples de dona/dono de casa?  🙂

Claudia Coifman: A Laundry 4 You apresenta uma inovação em lavanderias, pois alia a  tecnologia ao processo de lavagem de roupas nos condomínios. Com apenas quatro passos o cliente realiza todo processo e lava suas roupas. É economia de tempo e dinheiro, sem contar a praticidade de saber que ao descer na lavanderia do prédio, ele conseguirá realizar o serviço com qualidade e no tempo programado, sem surpresas e totalmente monitorado via celular. Solução completa para lavar as roupas, sem sair do condomínio e ainda economizando recursos.