O Kumon – maior microfranquia de educação do país – conquista o Certificado de Franquia Internacional na categoria Mega, e segue com o propósito de levar o método de estudo para o maior número de alunos no mundo. O selo abrirá portas para a rede entrar em países e mercados que ainda não foram explorados, mas que apresentam grande possibilidade para expansão.
“O certificado agrega valor para nossa atuação no exterior que já vem sendo estudada desde 2018 quando realizamos pesquisas de mercado e da legislação no Uruguai para montar um modelo de negócios atrativo para expandir a rede. Em 2019 começou o trabalho em campo para divulgar a marca e as duas primeiras unidades já operam na cidade de Montevideo. O plano de expansão para este ano contemplará mais 4 unidades na cidade. Além do Uruguai, a marca ainda terá novas franquias na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia e Peru”, diz Julio Segala, Diretor de Divisão de Marketing e Operações do Kumon América do Sul.
No Kumon, o franqueado é o operador do negócio, ele que recebe os treinamentos e aplica o método de estudo nos alunos. Os brasileiros que desejarem abrir uma franquia em qualquer um desses países onde atuamos, precisa morar no país que vai abrir a unidade.
“Receber esse importante reconhecimento do mercado de franquias é motivo de orgulho para toda rede, pois atesta que estamos no caminho correto no setor de franchising. O Certificado de Franquia Internacional atesta a credibilidade da marca Kumon presente em mais de 57 países, dentre eles os 7 da América do Sul cuja expansão foi responsabilidade da matriz regional Kumon América do Sul sediada no Brasil, em São Paulo”, completa Julio.
Lançado em 2019, por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o certificado reconhece as redes mais adiantadas no processo de internacionalização.