Kumon prevê novas franquias em todas as regiões do país até dezembro

Maior rede de franquia da área de educação do país aposta na força do modelo de negócio para retomada econômica e prevê inaugurações nas cinco regiões do Brasil até o final do ano

O Kumon, maior franquia de educação do país, planeja encerrar o ano com 83 novas unidades em todas as cinco regiões do país. Mesmo com o cenário econômico atual exigindo cautela, especialistas estão otimistas com o aquecimento do setor de franquias e apostam na recuperação.

A expectativa é inaugurar – 45 nos estados do Sudeste, 15 na região Sul, 10 no Nordeste, sete no Centro-oeste e seis novas no Norte. O objetivo da marca é seguir ampliando o negócio e disseminando o método de estudo para o maior número de alunos.

A rede está se preparando para receber os alunos com segurança e evitar a propagação da Covid-19 enquanto todos estiverem dentro das unidades. As aulas estão sendo oferecidas no sistema presencial, onde o aluno vai duas vezes por semana na unidade, ou remoto, por meio do Estudo no Lar, que é uma prática incentivada pelo método Kumon desde sua criação e que, agora, mais do que nunca, tem uma importância fundamental para o contínuo desenvolvimento dos estudantes. Nessa modalidade, os franqueados enviam os materiais e entram em contato com os alunos, para tirar dúvidas, planejar as atividades e motivar para que as metas sejam alcançadas.

Em São Paulo, todas as 192 franquias já fizeram as adaptações necessárias para reabrir. Entre as medidas, álcool em gel e aferição de temperatura. Antes mesmo de entrar na sala, as crianças são orientadas para fazer corretamente a higienização das mãos e são certificadas de que a temperatura corporal não está acima de 37°C.

“Independentemente da escolha dos pais com relação ao retorno às aulas presenciais, o importante para a criança neste momento é não interromper os estudos. Eles precisam continuar com o desenvolvimento diário, pois após este longo período em casa, as aulas poderão voltar ao normal a qualquer momento”, ressalta Julia Shiroiwa, gerente de expansão da rede.

De acordo com Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de Serviços Educacionais foi um dos que conseguiram reduzir as perdas nos últimos meses. O movimento positivo se dá por conta da reabertura gradual da economia em alguns estados, a elevação das unidades em operação e o maior desenvolvimento das empresas para se adequar à nova realidade de consumo do brasileiro.

Com um modelo de negócio com investimento inicial de R$ 40 mil, o interessado na franquia não precisa ter experiência com educação, mas a rede exige formação universitária. “O principal é identificar-se com a área, ter conhecimento básico de matemática e português, e desejável de Inglês, vontade de trabalhar com o desenvolvimento de pessoas, facilidade em lidar com públicos diversos (de crianças pequenas a adultos) e identificação com a filosofia do método Kumon, ressalta Julio Segala, diretor de marketing e operações do Kumon.