O Kumon, maior franquia educacional do país, foi eleita uma das 50 melhores empresas para trabalhar, de acordo com ranking realizado pela consultoria Great Place to Work®. “Os itens mais lembrados na pesquisa, que reforça o trabalho realizado pelo time de desenvolvimento de talentos e comunicação interna, foram confiança na liderança e pertencimento de marca”, diz Silvia Tizuka Shiota, gerente de desenvolvimento de recursos humanos do Kumon.
A marca foi reconhecida pelo padrão de excelência e ambiente de trabalho que proporciona aos colaboradores. “Nossa filosofia de gestão se baseia no lema: as pessoas são tudo. As iniciativas são realizadas para o desenvolvimento das pessoas, os lucros são secundários, consequência da evolução contínua das pessoas”, diz Silvia Tizuka Shiota, gerente de desenvolvimento de recursos humanos do Kumon.
Ainda, de acordo com a executiva, receber o reconhecimento mostra quanto os valores do Kumon e a maneira como as pessoas se relacionam dentro da empresa trazem mais engajamento e satisfação. “Nos últimos anos, aumentamos o foco no desenvolvimento das pessoas por meio de job rotation, novas estruturas e desafios, investimento em treinamentos para a liderança, fortalecimento da capacitação para novos colaboradores, maior transparência e circulação das informações. Isso trouxe maior conhecimento das diretrizes e valores da marca, fortalecendo uma cultura de aprendizado mútuo e desenvolvimento contínuo”, ressalta Silvia.
A missão universal da marca de descobrir o potencial de cada indivíduo, desenvolver as capacidades ao máximo, para formar pessoas mentalmente sãs e capazes e, assim, contribuir para a comunidade global é seguida à risca em todos os 57 países onde a empresa tem escritório.
Mas, o Kumon, independente do país, tem como finalidade desenvolver pessoas, de maneira individualizada, acreditando no potencial de cada um. “No Brasil temos nossa própria gestão e cultura, centrada em nossos valores e não exatamente em modelos de gestão japoneses”, completa Silvia.
A certificação foi resultado de uma pesquisa de clima. A pesquisa apontou quais as fortalezas e os pontos que podem melhorar. A expectativa da marca é atrair novos talentos, tornar a empresa cada vez melhor, além de investir na melhoria constante.