Um único contrato, 47 pontos de trabalho em 11 cidades diferentes. Este é retrato da prestação de serviços de limpeza e conservação de ambientes oferecida pela JAN-PRO à gigante das telecomunicações chinesa Huwai em sua operação no Brasil. Tamanha flexibilidade e capilaridade só é possível porque a franquia conta com 12 escritórios espalhados pelo Brasil, que funcionam como master franqueados de uma rede com 230 unidades. Trata-se da adoção do sistema de contratos compartilhados, o que permite maior agilidade e produtividade nos resultados. Hoje, são 980 clientes em carteira, que garantiram um faturamento de R$ 55 milhões para a rede no ano passado, contra R$ 28 milhões registrados em 2015. A meta para 2017 é somar R$ 90 milhões.
“Para o cliente a vantagem é muito grande, porque ele centraliza a operação em um único contrato e é atendido em todas as praças onde está presente, independentemente dos encargos e impostos cobrados de forma diferenciada em cada estado”, avalia Renato Ticoulat Neto, responsável pela operação brasileira da JAN-PRO. “Para as franquias, há a segurança de um volume de trabalho mesmo distante das capitais onde as grandes empresas mantêm suas sedes”.
É com o objetivo de multiplicar ainda mais a oferta desse tipo de contrato que a JAN-PRO desenhou para 2017 um plano agressivo de expansão para todo o Brasil. A meta é somar 160 novos franqueados em 2017, destes 80 em locais onde a marca já está presente, a exemplo de Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Recife e Brasília e os outros 80 em novas praças, como Baixada Santista, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Belém, Ribeirão Preto e Cuiabá. “Em um primeiro momento, diante da instabilidade econômica e política do país, parece uma expansão agressiva demais”, afirma Ticoulat. “Mas, não é. A mudança da legislação trabalhista e o crescimento da terceirização da mão de obra abre espaço para nosso crescimento”.
O investimento é de R$ 300 mil, financiado em 12 meses pela franqueadora no caso dos master fraqueados, que, também contarão com isenção de um ano do pagamento de royalties. “Isso gerará uma economia de cerca de 60% nas despesas dos masters por um ano”, afirma Ticoulat. “Já os franqueados, que desembolsarão entre R$ 20 mil e R$ 30 mil, contarão com um financiamento de até 36 meses”. A rede busca candidatos que acumulem experiência em cargos de direção em grandes empresas, com perfil de vendas, domínio da língua inglesa e bom relacionamento na região onde irá atuar. “Trata-se de uma excelente oportunidade para quem está disposto a empreender e colocar a mão na massa”, diz o franqueador. “Nos Estados Unidos essa conduta de negócio é adotada com frequência pela JAN-PRO. No Brasil, foi a forma que encontramos para sair na frente e nos preparar para um novo salto no ciclo econômico do país”.
Presente no Brasil há pouco mais de cinco anos, a JAN-PRO quer ser vista como franquia líder no segmento de limpeza e conservação de ambientes, assim como já ocorre nos Estados Unidos, oferecendo serviço de qualidade e tecnologia que proporciona uma limpeza total do ambiente, caracterizada pela desbacterização, higienização e desinfecção.