Situações difíceis são comuns na vida de todo empreendedor. No entanto, às vezes, elas dão um “tempero” especial ao negócio. E os desafios se tornam um grande aprendizado. É o que aconteceu com os irmãos paulistas Leandro e Leonardo Castelo, fundadores da Ecoville, rede de produtos de limpeza criada em 2007. “Após uma chuva, nossa kombi afundou na lama. Ficamos em pleno desespero, mas entendemos que estávamos despreparados e precisávamos nos reinventar”, afirma Leandro.
Hoje, quem vê a franquia com 300 unidades espalhadas pelo Brasil não imagina o quão difícil foi chegar nesse ponto. No início, os irmãos tinham capital de giro para três meses. “Quando esse dinheiro acabou, começamos a vender o almoço para comer a janta”, diz Leonardo. Foi nesse momento que entenderam que era preciso usar o seu poder de negociação para conseguirem recursos.
Ambos engenheiros, os irmãos já tinham experiência com o mercado corporativo. Leonardo trabalhou como gerente de operações da Coca-Cola e Leandro foi gerente de projetos de automação, em uma empresa que prestava serviços para a Sadia. Agora, era hora de colocar em prática suas habilidades para alavancar seu próprio negócio. “Em meio aquela lama que estávamos, literalmente, decidimos: vamos montar a ‘Natura’ dos Produtos de limpeza”, diz Leandro Castelo.
A virada de chave
Eles usaram sua arte de negociação e compraram seis kombis na promissória. Esse foi o primeiro passo para a ampliação dos negócios. Fabricar de noite, vender de dia. Essa foi a rotina dos irmãos por muito tempo. Sua família chegou a dormir por mais de seis meses em um pequeno galpão para fabricar à noite os itens que seriam vendidos na manhã seguinte. Com as vendas em crescimento, os empreendedores decidiram investir ainda mais e, em 2009, adquiriram 12 novos carros para dar início a um plano agressivo de expansão por meio da parceria com revendedores e abertura de lojas próprias.
“Fizemos uma proposta aos nossos “concorrentes”, convidando o pessoal que produzia e vendia de maneira irregular e pouco profissional para ser um parceiro Ecoville. Nós oferecíamos o produto, e eles revendiam”, diz Leonardo. O resultado da estratégia foi um sucesso: após cinco anos de existência da empresa, passou a dominar o mercado de Santa Catarina com 260 revendedores.
Em 2016, os empreendedores investiram em um novo mercado: o de franchising. Passaram a oferecer o modelo de franquia e microfranquia para empreendedores interessados na marca. Além do modelo móvel, também contam com a loja física.
Dentre os produtos oferecidos nos estabelecimentos da Ecoville, que hoje tem o maior mix de produtos de limpeza do País, com 250 tipos de artigos, estão alvejantes, amaciantes, detergentes, desengordurantes, limpadores, limpa-vidros e, até mesmo, artigos de limpeza para carros, com embalagens que variam entre 500 ml a 5 litros. As embalagens econômicas são nossa principal característica e a economia para o consumidor.
A história dos irmãos conquistou o mercado. Em 2018, foram vencedores do Prêmio Empreendedor do Ano, considerado o Oscar do empreendedorismo, realizado pela EY (Ernst & Young). “Temos orgulho de dizer que hoje somos uma marca consolidada com 12 anos de experiência”, diz Leandro. Em 2019, a dupla subiu ao palco do Day1 e saíram aplaudidos de pé, um dos maiores eventos de inspiração do país, organizado pela Endeavor. A “velha” kombi foi a protagonista da história deles. “Mesmo na lama, não desistimos dos nossos sonhos, pois são as nossas decisões e não as nossas condições que determinam o nosso caminho”, afirma Leonardo Castelo.