No mercado de franchising, especialistas são unânimes: uma maneira de reduzir os riscos, devido às mudanças do mercado e do consumidor, é diversificar a forma de fazer negócios. Os irmãos Rafael e Rodrigo Dias seguem à risca este lema e vão inaugurar uma clínica de estética na zona sul do Rio, a EmagreSee. Eles já possuem franquias no segmento de cosméticos, marcenaria e design de interiores, espalhadas entre o Rio e Espirito Santo e, agora, investem no mercado de estética e emagrecimento, mesmo não sendo especialistas neste ramo.
“Nos últimos três anos, temos atuado no setor de bem-estar, especificamente no segmento de cosméticos. Apesar da crise econômica, percebemos um constante crescimento das nossas unidades, ainda que outros mercados estivessem sentindo os reflexos da crise. Esse aumento nas vendas, justamente num momento de incertezas, se explica pelo fato de o brasileiro se preocupar em investir cada vez mais em saúde e estética. Foi quando identificamos na EmagreSee uma oportunidade de expandir nossos negócios dentro do mercado da beleza, disse Rodrigo Dias, que decidiu seguir em frente mesmo diante de um cenário de instabilidade econômica:
“Sempre existe um pequeno receio. É inevitável empreender no Brasil sem temer uma reviravolta no mercado. É claro que o empresário avalia a crise, mas é preciso arriscar. Esse medo na hora de abrir um negócio é o que nos mantêm em alerta, atualizado, em constante aprendizado para minimizar as adversidades, que certamente vão surgir ao longo do caminho. A história nos mostra grandes casos de empreendedores que cresceram e viraram referência em períodos de crise”,
Para Rodrigo Dias, apostar numa franquia pode ser uma boa opção de investimento. Com a queda da Taxa Selic, as opções como CDB, LCI, LCA e Títulos Públicos deixam de ser atraentes como eram quando o juro estava alto.
“Certamente é o melhor investimento. Ainda assim existem riscos envolvidos, pois gerir uma empresa não é tão simples quanto aplicar recursos, logicamente. Porém o modelo de franchising continua sendo a melhor opção para se empreender diante desse cenário atual”.
Os irmãos conhecem o desafio de entrar para um mercado basicamente comandado – e consumido – por mulheres. E uma das estratégias adotadas para manter a receita que já funciona foi contratar gerentes, avaliadores e recepcionistas do sexo feminino. É uma forma de deixar as clientes à vontade dentro da clínica.
“As mulheres terão atendimento personalizado na EmagreSee Botafogo, desde uma limpeza de pele até uma criolipólise. E a avaliação é gratuita! Nós já temos expertise na área de cosméticos e, portanto, nossa função dentro da clínica de estética será cuidar da administração da empresa. Nossas colaboradoras vão oferecer o que há de melhor no mercado da estética e emagrecimento, de acordo com o perfil de cada cliente”.