Um levantamento divulgado em novembro pela Associação Brasileira de Franshising (ABF) apontou que das 30 cidades brasileiras com maior número de unidades de franquias,10 não são capitais. Ainda de acordo com o levantamento, algumas dessas economias locais tiveram um ritmo de recuperação superior à média nacional, como no caso de São José dos Campos, no interior de São Paulo, que teve um crescimento de 13% no primeiro semestre de 2017, enquanto a média nacional registrou apenas 9%.
Também foram destaque no primeiro semestre do ano passado os municípios de Campinas, em São Paulo, Niterói, no Rio de Janeiro, e o município de Uberlândia, em Minas Gerais.
Em entrevista à Agencia Brasil, o presidente da ABF, Altino Cristofoletti, destacou a interiorização do franchising como um dos principais fatores que levaram ao crescimento de 8% do setor em 2017.
Em balanço divulgado em janeiro deste ano, a ABF considerou ainda o crescimento da partição dos segmentos de Saúde, Bem-estar e Beleza, que passou de 12% para 16% de participação.
De olho nesse movimento, algumas marcas estão deixando de lado as grandes capitais para migrar para as cidades do interior, como é o caso da Infobeleza, rede de cursos profissionalizantes da área da beleza.
Segundo a diretora da marca, Sônia Leonardi, esses pontos do país são promissores para quem quer investir, sobretudo, na área da beleza, pois afirma que ainda há muita falta de acesso a cursos profissionalizantes nestas regiões.
A franchising já possui duas filiais em cidades do interior, umas em Bragança Paulista e outra em Atibaia. Além disso, Sônia visa expandir a rede para outras regiões do interior e prevê chegar à marca de 100 novas unidades em 2019.
Para isto, conta que a marca adotou um modelo de gestão compartilhada, que prestará consultoria aos novos fraqueados. Além de também oferecer várias vantagens para o empreendedor, como carência de royalties nos três primeiros meses, isenção do custo de marketing e suporte na pesquisa de localização e adequação e reforma do local.
Como parte deste processo, a marca também lançou em janeiro deste ano a Plataforma Infobeleza Digital que oferece cursos de especialização online.