Desde criança, Robson Fejoli já se interessava pelo mundo dos negócios, aos 11 anos, ele ajudava o pai com um empreendimento local e aos 19 com apenas R$ 2.700 reais, montou sua primeira loja agropecuária em Muniz Feire, no Espirito Santo, da qual teve duas unidades. Graduado em matemática, em 2005, decidiu cursar o primeiro MBA na Fundação Getúlio Vargas em Gestão Empresarial.
“Foi nesse momento que comecei a pensar em investir na capital e ver que existiam diversas oportunidades no mercado para conquistar e garantir espaço”, comenta o empresário que, em 2007, conheceu e inaugurou sua primeira unidade do Instituto Embelleze, “tive quatro unidades de sucesso da marca o que me auxiliou muito na formatação do Instituto Gourmet”.
Foi em 2014 que ele ajudou sua esposa Lucilaine Lima expandir um sonho. O Instituto Gourmet nasceu a partir de uma necessidade da ex-professora de biologia que decidiu trocar as salas de aulas para investir em vendas de doces caseiros e assim ficar mais próxima do primeiro filho do casal.
Com o sucesso das vendas dos docinhos, Lucilaine passou a ensinar as vizinhas na cozinha de casa e com a proporção que as aulas estavam tomando, Robson sugeriu que eles abrissem um lugar exclusivo. A primeira unidade foi inaugurada em Serra, no Espirito Santo.
O casal uniu a expertise de Robson no franchising, com o conhecimento de Glaucio Athayde, amigo do casal, para franquear a marca e em 2017, depois de muito testar, a rede ingressou no setor de franquias e já no seu primeiro ano comercializou 35 unidades.
Agora, com 8 anos no mercado, a marca se prepara para uma nova fase, recentemente, Robson Fejoli foi nomeado pelo conselho como CEO – Chief Executive Officer – da rede. “Estou honrado por assumir essa posição tão necessária e importante da rede e sei da responsabilidade que carrego a partir desse momento. Tenho ciência de que o sucesso do Instituto Gourmet virá com o apoio do meu time, sócios, franqueados, fornecedores e alunos”, comemora Fejoli.
Só no primeiro semestre desse ano, a marca conta com mais 160 unidades comercializadas, 139 inauguradas e o faturamento de mais de R$ 50 milhões. “Hoje contamos com 40 mil alunos ativos em nossas unidades, se contarmos desde o lançamento da marca, já tivemos mais de 100 mil vidas transformadas”, comemora.
Já pensando no futuro a marca projeta até 2025 um crescimento de mais 200%, com 300 unidades comercializadas e em funcionamento e um faturamento ultrapassando a casa dos R$ 300 milhões. “Estamos caminhando para nos consolidar cada vez mais como a maior e melhor escola de gastronomia do Brasil, nosso objetivo é estarmos entre as melhores empresas para se trabalhar e que com isso, entreguemos a melhor experiência para nossos alunos, dando retorno financeiro aos nossos acionistas e franqueados, e que, acima de tudo, continuemos a transformar a vida das pessoas”, finaliza.