Impulsionadas pelo baixo custo, home based já representam 15% do mercado de franquias

SmartComm, rede de comunicação inteligente, possibilita que o franqueado trabalhe 100% digital, em casa ou de onde quiser

As franquias home based ganham cada vez mais espaço no mercado de franchising. Impulsionadas pelo baixo custo, as marcas que podem operar de dentro de casa, se tornaram a saída para muitos brasileiros. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que atualmente o formato responde por 14,8% de todas as franquias no país. O acréscimo é considerável se comparado aos anos de 2021 e 2020, quando o modelo representava 10,3% e 7,1%, respectivamente.

Em tempos de inflação alta e insegurança econômica, os custos reduzidos e o baixo risco fazem do modelo um negócio bem atraente. Uma alternativa de renda para quem quer empreender sem sair de casa, já que utiliza uma estrutura pequena e não requer funcionários, fazendo com que o franqueado otimize os seus custos operacionais.

“Um nicho que tem tudo para continuar crescendo, não tem como mudar o futuro. O franqueado tem a possibilidade de escolher o local mais cômodo para trabalhar, fazendo com que tenha mais harmonia entre trabalho e qualidade de vida. Dessa forma, o franqueado terá mais foco para alcançar os resultados desejados”, comentou Anderson Lucila, CEO da SmartComm, rede de franquias especializada em comunicação inteligente.

Inovação e competitividade

Muitos segmentos enfrentaram o desafio de recriar os formatos de operações nos últimos dois anos, reformulando modelos de vendas, processos operacionais e estratégias de marketing. Tudo isso para se manter de forma competitiva no mercado. E o setor de franquias home based se fortaleceu neste período, até por conta da digitalização. Atualmente, muitas redes têm surgido já com esta proposta, mostrando a flexibilidade e criatividade do setor, capaz de desenvolver modelos de negócio para diferentes perfis de empreendedores.

A SmartComm oferece o envio de mensagens corporativas por SMS, WhatsApp, pesquisa de satisfação, chatbot e RCS, enfim soluções e vantagens que atraem empresas. De acordo com o CEO da SmartComm, “a principal facilidade oferecida pela marca é estar presente onde o cliente está, onde ele prefere ser encontrado e até mesmo chegar até ele, quando nem mesmo o sinal de internet está presente, já que o SMS não precisa de sinal para chegar ao aparelho, basta estar ligado.”

Como o negócio pode ser administrado de casa, o franqueado tem mais tempo para fazer a prospecção de clientes e o acompanhamento operacional. O negócio requer estrutura enxuta, apenas computador, internet e celular. Para isso, a rede oferece suporte completo aos seus franqueados, treinamento, oferecendo a plataforma própria para execução das atividades, e-mail corporativo e material de marketing. Tudo para facilitar o sucesso das unidades, uma vez que é possível reproduzir os padrões e buscar auxílio da rede quando necessário.

Negócio seguro

O faturamento do setor de franquias cresceu 8,8% no primeiro trimestre de 2022, passando de R$ 39,881 bilhões para R$ 43,380 bilhões. Foi o quarto trimestre seguido de alta do setor, que em 12 meses já faturou R$ 188,568 bilhões, alta de 13,9% sobre igual período de 2021.

O levantamento da ABF mostra ainda que no primeiro trimestre foram computadas 2.771 novas operações de franchising, elevando o número de franquias ativas no país para 173.770 unidades. O que comprova que, em tempos de crise, negócios bem estruturados, com modelos testados e flexíveis, acabam sendo mais resistentes.

A busca por inovação e pela otimização de recursos pode atrair ainda mais empreendedores para o setor. Essas empresas também podem trazer aprendizados de gestão para o sistema de franquias, como um olhar mais profissional e novos conceitos de sustentabilidade. Além disso, Anderson Lucila explica que pelo fato de serem soluções digitais com rápido envio e taxa de leitura altíssima, garantem um excelente retorno para as empresas que o contratam.