Qual o tipo de comunicação é melhor para o relacionamento empresa-colaboradores-clientes? É por meio de texto, e-mails, murais? Nada contra esses modelos, mas dá para modernizar muito o negócio com o uso de vídeos promocionais — ainda mais se a empresa for uma franquia. Isso mesmo: o vídeo nunca esteve tão alta e é destaque para 2020.
Só para ter uma ideia, o vídeo é o que mais movimenta o tráfego na internet, com mais ou menos 57% de tudo o que é visualizado na rede.
Além disso, de acordo com uma pesquisa da Web Marketing Vídeo, mais de 80% da produção de vídeos com foco na comunicação das empresas está ligada á cultura e acabam sendo ótimas formas de direcionamento para o site da companhia e até mesmo levando o espectador às redes sociais. E tem mais: dentro desse universo, mais ou menos 40% dos vídeos são voltados para as vendas ou geração de leads.
Ou seja: o poder que um vídeo promocional tem junto a estratégia de comunicação é, sem dúvidas, uma forma de colocar em destaque a franquia, mesmo sem necessariamente ter que investir muito para as campanhas tradicionais, como publicidade e propaganda.
Foco na comunicação e gestão
Se o negócio quiser um olhar mais interno, com foco na comunicação com colaboradores e parceiros, os vídeos promocionais também são um braço direito forte na gestão. Hoje, por exemplo, cerca de 35% dos vídeos produzidos são voltados para esse setor, o que é importantíssimo como guia de treinamento, comunicação interna etc.
Vamos a mais números: segundo a Forrester Research, 75% dos profissionais são mais atraídos para assistir um vídeo da empresa do que artigos, e-mails longos demais, ou documentos na web ou em murais. E, de acordo com a Cisco, 76% dos executivos de empresas dedicam sua atenção aos vídeos da empresa 1x por semana.
De olho no mercado e no cliente
Agora, se a franquia quer mesmo investir na promoção da marca, conquistar clientes, e ganhar espaço no mercado, os vídeos promocionais também andam lado a lado com a estratégia de negócio. De acordo com a Vídeo Brewery, 80% dos consumidores afirmam assistir vídeos na hora da decisão de compra.
Ainda de acordo com a mesma pesquisa, para 90% dos clientes, assistir a um vídeo feito pela empresa foi um fator decisivo no momento da compra, principalmente para ter uma visão mais real do uso dos produtos ou serviços, e até mesmo para se sentirem mais próximos da empresa em questão. Que tal?
Já outra pesquisa, feita pela Media Buton, aponta que 85% das pessoas que dedicam um tempo a assistir um vídeo promocional, tendem mesmo a chegar até o final da compra, por se sentirem bem acompanhadas na jornada, além de conseguirem tirar dúvidas sobre o produto.
A hora da criação
Quando falamos em apostar na criação de vídeos promocionais para uma franquia, seja com foco no público interno ou no externo, esse material precisa sim ser feito da melhor maneira possível, seguindo um padrão de qualidade que realmente faça a diferença.
“Uma franquia hoje em dia precisa de uma boa estratégia de comunicação. Não basta apenas colocar o negócio para rodar e procurar clientes da maneira tradicional. Aquele ditado de “quem não é visto não é lembrado” é uma realidade infalível no mercado. E notamos a diferença que um bom material faz nessa comunicação dos nossos clientes”, comenta Bruno Rodrigues, um dos sócios da Artes Filmes, franquia pioneira na produção de vídeos corporativos.
Para ele, “é fundamental esse olhar criativo com os colaboradores, mas também com os consumidores. E para uma franquia, os custos de apostar em serviços de vídeos feitos por outra franquia, por exemplo, é ainda mais animador: é como se todo mundo estivesse no mesmo barco, que é crescer, ganhar destaque, e gerar resultado sem ter que ficar meses pagando por isso”, finaliza Rodrigues.
Resumindo: para 2020, é chegada a largada para uma comunicação mais visual, seja ela voltada para dentro da franquia ou para a conquista e fidelização de clientes.